sábado, 20 de abril de 2013

Não duvidar da confiança em Deus


LOUVADO SEJA DEUS MISERICORDIOSO

Há momentos na vida que desfrutamos de grande período de paz. Tudo parece correr bem, no dia dia, na família, no trabalho, junto aos amigos. Desfrutamos de ótima saúde e não temos dívidas ou problemas financeiros. Tudo flui de maneira esplendorosa. É preciso, no entanto, em ocasiões como essas aumentarmos ainda mais os nossos agradecimentos a Deus, tendo pleno entendimento que tudo de bom em nossa vida é detrimento da própria vida que Deus nos deu e que conseguimos desfrutar de maneira correta. Temos de ter consciência, que mesmo nesses casos, às vezes, sem que menos esperemos aparecem obstáculos. Eles servem de alerta para que entendamos que a vida nem sempre é constante mar de rosas e que mesmo os que seguem os ensinamentos do Senhor, por vezes, encontram muitos percalços. A diferença é que para quem crê em Deus, o enfrentamento dos problemas, sem dúvida, se torna mais fácil. O fardo da existência fica mais fácil de ser carregado.

Da mesma maneira, os que enfrentam graves problemas na vida, de modo algum devem abandonar a Deus. Ele é o melhor consolo para enfrentarmos as barreiras que surgem. Problemas familiares, no trabalho, de saúde e de ordem financeira passam a ser enfrentados com maior alento. Isso não significa que instantaneamente eles serão vencidos. Pelo contrário, em mujitas ocasiões até tenderão a aumentar. Mas, é aí que a nossa fé deverá ser colocada à prova. Não devemos esmorecer nunca. A lição de Jó que teve diante de si todos os males do mundo deve servir de ponto de reflexão para todos nós.

Devemos agradecer a Deus, por sua imensa misericórdia, e pelo fato de desfrutarmos de tempos sem graves problemas. Mas também devemos pedir a Ele que nos fortaleça para podermos enfrentar os obstáculos quando aparecerem.

Muitos dos que nos procuram falam de seus problemas e indagam sobre o que consideram demora em tê-los solucionados por Deus. São casos de divórcio, desajustes conjugais, filhos entregues às drogas, a morte de um parente querido. É preciso compreender que o tempo de Deus é diferente do nosso. Muitas das dores do mundo fazem parte de nosso aperfeiçoamento e teremos de passar por elas.

No Salmo 40, Davi clama: "Não têm conta os males que me cercam...Praza-te, Senhor, em livrar-me; dá-te pressa, ó Senhor, em socorrer-me" (vs. 12-13). "Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam...Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" (vs. 16-17).

Deus é misericordioso, por isso, como fez o salmista, não devemos desistir, nunca, de clamar pelo seu socorro. O versículo 17 é antes de tudo uma profissão de fé, quando diz: "o Senhor cuida de mim". A coisa mais glorificante em saber que o Senhor Deus que criou o universo e todas as coisas, cuida da gente?

Quando Israel estava cativo na Babilônia, chorando a perda dos lares, das famílias, e suportando dores e lutas, Deus lhe falou por meio de Jeremias: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal; para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29:11).

 Deus diz ao Seu povo: "O teu pesadelo está chegando ao fim. Eu só tenho pensamentos bons e de amor por ti, e se você me buscar de todo coração, me encontrará" (v. Jeremias 29:11-13).

Por isso, amados irmãos, é preciso saber respeitar os designios de Deus e enfrentarmos os problemas, por maiores que seja, de maneira firme e com esperança. É preciso não duvidar da confiança em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário