sábado, 13 de abril de 2013

A César o que é de César!

A POMBA ENGANADA
PELO MUNDO DA POLÍTICA


Em sua trajetória de vida, o cristão receberá muitas provocações. É preciso, no entanto, saber discernir o momento correto de dar a resposta ou se pronunciar. Há casos, em que, conforme o exemplo do próprio Jesus, o silêncio é a melhor resposta. Estabelecer polêmica nem sempre é o melhor caminho.

Quando respondeu ao grupo de fariseus e herodianos que lhe perguntaram se era lícito pagar o tributo a César (Mt., 22, 15-22), Jesus não estava apenas repreendendo seus ardilosos detratores, mas deixando claro ao povo cristão a forma correta de separar o mundo da política do mundo de Deus.
 
Ali em Mateus é estabelecido de maneira clara, que as coisas do Mundo de Deus não devem ser confundidas com as do mundo dos homens. São os ensinamentos de Jesus que devem servir de base para o comportamento cristão. Ao político interessa a polêmica, o confronto, a guerra em torno das ideias. Mas para o cristão o caminho é outro e o  Estado e à Religião devem ser vistos como domínios distintos e de objetivos nem sempre iguais.
 
Desse modo, a sentença de Jesus retomava também, de certo modo, o conceito de justiça, que se tinha começado a desenvolver em Roma e que encontrou sua expressão perfeita e irretocável na regra “suum cuique”. Em vernáculo: “a cada um o seu”. Uma formulação que se atribui a Cícero (De Officis, 1, 24), mas que talvez já se encontrasse no velho Catão e que, de tão emblemática, viria a ser assumida como divisa dos Hohenzollern e cunhada nas moedas de Frederico I da Prússia.
 
Quando muitos cristãos - inclusive líderes religiosos - colocam a questão política em primeiro plano, fazendo da Religião pano de fundo para seus interesses nas coisas do mundo, as coisas de Deus acabam sendo prejudicadas.
 
O profeta Oséias fala, de modo claro, desse erro de Israel, quando procurou estabelecer alianças com outros povos, abrindo mão das coisas de Deus. Oséias capítulo 6: 8, 9, 10 é dito que "Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado. Estrangeiros lhe comem a força, e ele não o sabe. Também as cãs se espalharam sobre ele, todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isto.
 
E o profeta diz mais em 6:11,12 - Efraim é como uma pomba enganada, sem entendimentos, invocam o Egito, vão para a Assiria. Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede; como aves do céu os farei descer. Castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação.
 
Portanto, dai a César o que é de César significa que, o que pertence ao mundo material tem que ficar no mundo material. Dai a Deus o que é de Deus significa que o que Ele espera de nós está muito além do materialismo do mundo. A frase completa significa que não devemos misturar estes dois conceitos.

Muitos estabelecem polêmicas pela mídia e noticiário em geral, servindo a seus partidos e propósitos políticos e "cristãos" em suas ingenuidades acabam se envolvendo nessa "guerra religiosa" sem sentido para Deus. A mensagem dos Evangelhos e da Bíblia, dessa forma, são apresentadas ao mundo de forma grotesca e fora de seu real contexto, constituindo-se em um grande espetáculo de trocas mútuas de acusações. Neófito no mundo da política, muitos cristãos agem como a pomba enganada.


 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário