quarta-feira, 13 de março de 2013

Ostentação de linguagem ou de sabedoria

PARA QUE NINGUÉM
SE GLORIE DIANTE DELE

"Eu irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus."
                                                                                                                     1 Coríntios 2.1-5

O recado de hoje, é no sentido de que não façamos do nosso aprendizado dos ensinamentos cristãos uma fonte de ostentação que possa servir de barreira diante do próximo. O decorar de capítulos e versículos da Bíblia, mencionados a todo o instante, perde em significado diante do próprio comportamento do cristão no dia a dia. Passa a existir verdadeira falta de sintonia entre o que se fala e o que se vive.

O apóstolo Paulo nos chama a atenção para esse excesso de erudição por parte de alguns, com a ostentação de linguagem ou de sabedoria.

Tão diferente é a ação de Cristo. Os ensinamentos simples de Jesus por meio de parábolas, com o objetivo de aumentar o entendimento diante do povo.

Quando a sabedoria humana dá lugar ao poder de Deus, a mensagem cristã tende a ser mais simples e inteligível.

E como consta no versículo seguinte "... Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; para que ninguém se glorie perante Ele.
                                                                                                       1 Coríntios 1.27-28-29

2 comentários:

  1. Deus é fiel não devemos nos engrandecer porque toda Honra E Toda Glória seja dada a Deus

    ResponderExcluir
  2. P isto acontecer, deve-se largar o lixo que o tal "teólogo" tem se tornado. Um exibicionista tolo e inútil. Este não alcança o humilde de alma e conhecimento, pois se põe à frente de todos, porque lhe falta temor e tremor diante da Palavra da Cruz.

    ResponderExcluir