sábado, 23 de março de 2013

Futebol e religião - vida cristã e sociedade

A lição que a vida
ensinou ao técnico Jorginho
do Flamengo




Jesus, em um de seus ensinamentos, nos mostra claramente que devemos saber distinguir as coisas de Deus das coisas dos homens. Isso ocorre quando recomenda a se dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

O novo técnico do Flamengo, Jorginho é evangélico e durante a sua trajetória de jogador e na nova atividade sofreu e sofre muitas restrições. Hoje, aos 48 anos, mais maduro ele entende que o preconceito de alguns foi alimentado pelo seu próprio comportamento profissional ao não saber separar as coisas de Deus das coisas do mundo.

Não há coisa pior para que a Palavra de Deus alcance um maior número de pessoas do que o "fanatismo" com que muitos se apresentam como evangélicos ou pertencentes a alguma das diversas denominações cristãs.

No América, clube onde começou sua carreira de jogador, Jorginho também teve sua primeira experiência como treinador. Lá também foi registrado o seu primeiro atrito por causa de sua fé religiosa. Entrou em choque com alguns dirigentes e torcedores ao querer impor a substituição do símbolo do clube - nada menos que o diabo - por uma águia.

Talvez Jorginho hoje compreenda que o verdadeiro cristão - como é dito na Bíblia - não pode temer coisa alguma. Quem fez a opção por Cristo acaba sendo indiferente a qualquer coisas como feitiçaria, olho grande, não passar debaixo de escadas, adivinhações, etc. Se você acredita em Deus e em seu Poder e também é um seguidor de Jesus não pode se apavorar com as coisas do mundo.

Um dos pontos altos da carreira de Jorginho foi a de ser o mais importante auxiliar do técnico e ex-jogador como ele, Dunga, na Seleção Brasileira de 2010. Mais uma vez, ele teve uma experiência negativa. Ao invés de aparecer como ponto de equilíbrio do técnico, Jorginho como seu auxiliar deixou de lado seu temperamento tranquilo, calmo, ponderado e se deixou envolver pelo clima tenso da disputa, angariando grande antipatia junto à parcela da imprensa e aumentado o preconceito de alguns pelo fato de ser evangélico e visto como mais um fanático.

Evangélico e um dos principais quadros do grupo Atleta de Cristo e desde o ano 2000 à frente do Instituto Bola pra Frente, que atende mais de 1.500 crianças e adolescentes em suas sedes em Guadalupe e Santa Cruz, o técnico Jorginho hoje sabe separar bem a questão religiosa do mundo dos esportes. Sabe que é pelo seu exemplo de vida que consegue captar novas pessoas, em especial os jovens atletas para Cristo do que demoradas e nem sempre bem assimiladas preleções nos vestiários ou ambientes dos clubes.

"Jorginho é um profissional com larga experiência internacional, passagem pela seleção brasileira, íntegro, respeitado, com história no clube como jogador. Certamente é um ótimo nome para o futebol do Flamengo", foi o que disse dele o vice-presidente do clube, Wallim Vasconcelos.

É o seu comportamento como pessoa diante da sociedade que fará a diferença e não o discurso religioso - e muitas vezes chato - diante dos outros que atrairá muitos para o caminho de Deus, em especial os jovens.

O fato de ter vivido em outros países, como a Alemanha, Espanha e especialmente o Japão, onde a presença do cristianismo é insignificante, certamente, contribuiu para que Jorginho passasse a ter uma visão diferente do mundo.

E Jesus diz que não é aquele que vive a clamar nas ruas e templos "Senhor! Senhor" que é o seu verdadeiro seguidor, mas sim aquele que de verdade faz o que é de agrado de DEUS. E se agrada a Deus quando se procura sempre amar ao próximo como a si mesmo e mais do que isso aprender até a amar os inimigos.

Com 48 anos de idade, 246 jogos com a camisa do Flamengo e já tendo treinado 4 equipes de futebol. Jorginho vem fazendo mais por muitas pessoas pelo seu exemplo de vida, como verdadeiro cristão, do que pelos discursos, polêmicas e palavreado pinçado da Bíblia mas sem o gosto do "sal da terra".

Jorge de Amorim Campos, mais conhecido como Jorginho, nasceu no bairro de Guadalupe no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1964, é ex-jogador de futebol e atual técnico do Flamengo, sendo irmão de Jayme de Amorim Campos, Pastor Evangélico da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário