sábado, 21 de maio de 2016

O SABER CRITICAR


Três Coisas Para Lembrar Antes de Você Criticar a Teologia de Alguém
Justin Taylor
A crítica – quando bem feita – é um presente para aquele que está sendo criticado. ("Leais são as feridas feitas pelo que ama" Pv 27:6a). Nós devemos acolher bem a oportunidade de ter nosso pensamento corrigido e esclarecido. Nós vemos em um espelho embaçado e conhecemos somente em parte (1Co 13:12), mas Deus presenteou a igreja com mestres que frequentemente veem coisas mais claramente do que nós no momento. Na providência de Deus e através do dom da graça comum ele pode também usar descrentes para criticar nossas visões, mostrando nossas falhas lógicas e falta de clareza.
A crítica feita de forma deficiente – seja através do exagero, do mal-entendido, da caricatura – é uma afirmação perdida para todos. Ela mina a credibilidade do crítico e priva aquele que foi criticado da oportunidade de melhorar sua posição.
É impossível em uma postagem de blog colocar uma metodologia compreensiva da crítica – se tal coisa pode sequer ser feita. Mas há pelo menos três exortações que valem a pena serem lembradas sobre o criticismo: (1) entenda antes de criticar; (2) seja autocrítico em como você critica; (3) considere as alternativas do que você está criticando.
Foto de ARD - Gospel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário