sábado, 30 de agosto de 2014

De que maneira devemos fazer nossas orações?





Essa é uma pergunta muito especial para cada servo de Deus nos dias de hoje. Geralmente, temos tido dificuldade de colocar nossas petições perante o Senhor. Isso ocorre com qualquer um de nós, principalmente porque vivemos num mundo onde o tempo parece que fica cada vez mais curto. Também, a velocidade da informação via internet ou outra mídia, ocupa-nos tanto, que ficamos sem tempo para conversar com Deus. A Bíblia nos apresenta alguns servos que deixaram registradas suas orações as quais nos têm servido de grande valia. O Salmista é um deles. Quantas vezes derramou sua alma perante o Senhor para pedir socorro! Quantas vezes chorou em oração, derramando lágrimas e lágrimas, para expressar o quanto ele precisava de Deus. Além de Davi, muitos outros servos que exerceram algum ministério no passado, foram pessoas de oração. Por exemplo, Habacuque. Quem não conhece a oração de sua profecia! E, que oração! “SENHOR, eu ouvi a tua fama e temi! Ó SENHOR, aviva a tua obra no decorrer dos anos; faz que ela seja conhecida no decorrer dos anos; na tua ira, lembra-te da misericórdia”(cap 3.2). Você tem orado dessa forma? Você tem orado pedindo ao Senhor por um avivamento em sua vida e para que a misericórdia d`Ele permaneça sobre nós? Orar assim, é comparecer diante do Senhor com temor. É reconhecer que Ele é capaz de continuar avivando a sua obra em nosso meio! Mas, também podemos orar como nos orienta o Novo Testamento. É nele que encontramos o melhor ensino sobre o nosso modo de orar. Quem nos diz como devemos fazê-lo é o próprio Senhor Jesus. Na oração do Pai nosso (Mateus 6), ele deixa para nós o melhor exemplo de oração. Nenhuma outra prece pode suplantar a oração do Pai Nosso. É única. É especial. Se você tem dificuldade de concentração para orar, faça o que Jesus ensinou que vai dar certo, ou seja: “vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6.6). Qualquer barulho pode atrapalhar nossa comunicação com o Senhor. Aliás, quando oramos devemos lembrar que Ele quer nos dar a resposta não através do vento, do terremoto, ou do fogo, mas através de sua voz mansa e suave (1 Reis 19.11,12).
Até nos momentos de tomada de decisão para a vida, precisamos saber como orar. Nesse sentido, podemos dizer ao Senhor: “ Ajuda-me a escolher o caminho correto. Concede-me tua orientação e, com ela, a humilde obediência para aceitá-la. Ajuda-me a não escolher o que eu quero mas a fazer aquilo que tua vontade deseja para mim. Que eu não me deixe vencer pelo temor ou pela esperança de ganhar, pelo amor egoísta ao que é fácil e cômodo, por ambições pessoais, pelo desejo de fugir pela busca de prestígio...” (W. Barclay. “Nós e nossas orações” in http://www.metodistavilaisabel.org.br/docs/Nos_e_nossas_oracoes_barclay.pdf). E, mais, que aprendamos orar com o salmista que diz: “oro ao Senhor com as mãos levantadas; minha alma sente sede do Senhor, como a terra seca deseja as chuvas...Mostre-me o seu amor fiel pela manhã, porque confio no Senhor. Mostre-me o caminho por onde devo andar porque a minha oração é sincera. Ensine-me a fazer a sua vontade. Pois o Senhor é o meu Deus.Que o seu bom Espírito me guie por caminhos retos e seguros” (Sl 143. 6,8,10).
Para tanto, Ele nos abençoe.
Seu pastor e amigo,
J. Laurindo.

Colaboração de um leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário