segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cântico do Irmão Sol




CÂNTICO DAS CRIATURAS


Altíssimo, onipotente, bom Senhor
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a bênção
Só a ti Altíssimo são devidos;
e homem algum é digno
de Te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas.
Especialmente o Senhor Irmão Sol
Que clareia o dia
E com a sua luz nos alumia
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor
De ti Altíssimo é a imagem

Louvado sejas, meu Senhor
Pela Irmã Lua e as Estrelas
Que no céu formastes claras
E preciosas e belas


Louvado sejas, meu Senhor
Pelo Irmão Vento
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pelo qual as tuas criaturas dás sustento


Louvado sejas, meu Senhor
Pela Irmã Água
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta


Louvado sejas, meu Senhor
Pelo Irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite


E ele é belo e fecundo
E vigoroso e forte

Louvado sejas, meu Senhor
Por nossa Irmã a Mãe Terra
Que nos sustenta e governa
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas



Louvado sejas, meu Senhor
Pelos que perdoam por Teu amor
E suportam enfermidades e tribulações
Bem aventurados os que sustentam a Paz
Que por ti Altíssimo, serão coroados


Louvado sejas, meu Senhor
Por nossa Irmã a Morte corporal
Da qual homem algum pode escapar
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conforme a Tua Santissima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal

Louvai e bendizei a meu Senhor
E dai-lhe graças.
E servi-o com grande humildade.

______________________________________________________________

"O Cântico do Irmão Sol" também é conhecido como "Cântico das Criaturas",
sendo composto por São Francisco de Assis

Comentário - São Francisco de Assis (1181/1182-1226)
No mês de abril de 1224, ainda em São Damião, Francisco recebeu tratamento, mas não melhorou. Numa revelação, teve a promessa da vida eterna. Lá, quase cego e fora de si de tanta dor e desconforto, em estado febril, sozinho em sua cabana de palha, atormentado pelos ratos que não o deixavam dormir, explode de alegria e louvor ao Criador, e compõe o Cântico do Irmão Sol, canto de amor ao Pai de toda a criação. Depois arranjou uma melodia e o ensinou aos irmãos para que o cantassem.
O Cântico do Irmão Sol mostra o desejo alimentado por Francisco, até o fim da vida, de ver o mundo inteiro num estado de exaltação e louvor a Deus. É a mais bela oração depois dos Salmos, e o início da poesia italiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário