segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A religiosidade dos novos fariseus

O CAMINHO CHAMADO JESUS

Há pessoas que se vangloriam e se escondem por trás de seus diversos rótulos: são crentes, católicos, evangélicos, kardecistas, espíritas, budistas ou qualquer forma de religiosidade em que se abrigam.

Acreditar, piamente, que a ligação a uma igreja é o bastante não passa de mera ilusão. Verdadeiramente, é necessário muito mais. É um erro se denominar membro do povo eleito ou achar que seja o sal da terra, sem que isso, realmente, possua um grande significado.

Muitos se vangloriam com a leitura diária da Bíblia, a qual decoram de cor e salteado, e apontam o próximo como os ímpios que caminham para o eterno ranger de dentes.

Mergulham a fundo no estudo do Apocalipse e alimentam no fundo de suas almas certo prazer com cada desastre, tragédia ou fruto da miserabilidade humana, como torcedores passivos a espera da destruição do mundo por algum armagedon. E curtem um risinho disfarçado quando consideram que os demais pecadores arderão, eternamente, no inferno.

Discutem trechos da Bíblia, da qual são os verdadeiros intérpretes e como torcedores fanáticos colocam como verdade absoluta o que suas igrejas pregam, desconsiderando o que todas as demais possuem de correto e de edificante.

Consideram que estão no local e no caminho certo, ligando-se à orientação de seus pregadores, mestres e gurus.

Apesar de tudo isso, verdadeiramente, poucas e fundamentais modificações ocorrem em suas pessoas. O chamado "nascer de novo" apregoado por esus, não se concretiza com elas. Agem, de verdade, como novos fariseus, sem qualquer comprometimento maior com as demais pessoas. Quando muito, mantém uma certa ligação com os membros de seu rebanho e com os que comungam pela mesma cartilha.

Jesus disse que amar o próximo, sendo estes familiares e amigos, não é o bastante, alegando que até isto os fariseus o fazem. Ele diz que devemos estar aptos inclusive a amar nossos inimigos, pois é aí que ocorre a verdadeira transformação e renascimento.

E vai mais além quando mostra que conhecer a Palavra de Deus é muito pouco, pois até o diabo a conhece profundamente. Conhecer a Palavra de Deus é agir de forma que cada ato praticado seja agradável aos olhos do Senhor.

Mais que religiões, estudos bíblicos, grupos de oração - que são sem dúvida coisas importantes - é preciso ter em mente o que ressaltou o apóstolo Paulo ao afirmar que nada tem valor quando não temos o AMOR no coração.

O AMOR é a verdadeira essência da Palavra e do Caminho chamado Jesus.

Comentário - Em Mateus 23, o Senhor diz em sua pregação que os escribas e fariseus estão assentados na cadeira de Moisés. Portanto, observai e fazei tudo o que vos disserem. Mas não procedas de conformidade com as suas obras, pois dizem e não fazem. Atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; eles porém, nem com o dedo querem movê-los. Tudo o que fazem é a fim de serem vistos pelos homens. Alargam os seus filactérios e encompridam as franjas das suas vestes. Amam os primeiros lugares nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados Rabi pelos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário