quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Santo do Dia

Quinta-feira, dia 18 de Agosto de 2016


Santo do dia : Santa Helena, mãe do imperador Constantino, +328Santo Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero, +1952Beata Vitória Rasoamanarivo, +1894 

Quinta-feira, dia 18 de Agosto de 2016

Santa Helena, mãe do imperador Constantino, +328




Santa Helena nasceu na Bitínia e pertencia a uma família plebeia. Por ordem do imperador Diocleciano, Helena foi repudiada pelo marido, o tribuno militar Constâncio Cloro, pois pela lei romana não era reconhecido o matrimónio celebrado entre um patrício e uma plebeia. Sendo assim, Helena era considerada simplesmente concubina e, tendo Constâncio Cloro recebido o título de Augusto, foi obrigado a abandonar Helena, embora conservando consigo o filho Constantino, nascido no ano de 285. Quando seu pai faleceu e Constantino foi aclamado Augusto, em 306, em York, pelas legiões da Bretanha, Helena pôde voltar para o lado do filho, com o merecido título de Mulher Nobilíssima, tendo recebido o mais alto título de Augusta, quando o filho, derrotando Maxêncio às portas de Roma, se tornou Imperador. Foi aí o início de uma pacífica obra de reconstrução, incluindo a paz com o cristianismo.
Pelas suas relações com o cristianismo, ele deu de facto à sua monarquia um conteúdo espiritual, tendo atribuído a sua vitória à protecção de Cristo. Que parte tivesse a mãe Helena nesta conversão de consequências tão grandes, não nos é dado saber. Helena mostrou sempre fervor religioso que se traduziu em grandes obras de beneficência e na construção de basílicas nos lugares santos.
Mesmo com idade avançada, foi à Palestina para seguir as escavações iniciadas em Jerusalém pelo Bispo São Macário, que reencontrou o túmulo de Cristo escavado na rocha e, pouco distante, a cruz do Senhor e as duas cruzes dos ladrões. 0 reencontro da cruz que se deu em 326, sob os olhos da piedosíssima mãe do imperador, produziu grande emoção em toda cristandade. Levada pelo entusiasmo desse primeiro sucesso, continuou a procura, encontrando a gruta do nascimento de Jesus em Belém e o lugar no monte das Oliveiras, onde Jesus esteve com os discípulos antes de subir ao céu. Com estas descobertas, seguiu-se a construção de outras basílicas. Uma delas, no monte das Oliveiras, teve o nome de Santa Helena.



Quinta-feira, dia 18 de Agosto de 2016

Santo Alberto Hurtado Cruchaga, presbítero, +1952




Nasceu em Viña del Mar (Chile), no dia 22 de Janeiro de 1901. Aos quatro anos perdeu o pai e foi obrigado a experimentar a pobreza, pois a mãe teve que vender a sua modesta propriedade para pagar as dívidas. Contudo, graças a uma bolsa de estudos, ele pôde frequentar o Colégio dos Jesuítas em Santiago, onde se tornou membro da Congregação Mariana, manifestando imediatamente um vivo interesse pelos pobres. No dia 14 de Agosto de 1923 entrou no noviciado da Companhia de Jesus em Chillán e em 1925 foi mandado para Córdova (Argentina) para completar os estudos humanísticos. Recebeu a Ordenação sacerdotal em Lovaina (Bélgica) no dia 24 de Agosto de 1933.

Retornou ao Chile em 1936 e iniciou o ensino de religião no Colégio Santo Inácio e de pedagogia na Universidade Católica. Encarregado dos estudantes pela Congregação Mariana, conseguiu envolvê-los na catequese para os pobres. Durante um dos cursos de Exercícios, o Pe. Hurtado dirigiu um apelo aos participantes a favor dos muitos pobres da cidade: o pedido foi prontamente acolhido e constituiu o começo da iniciativa que o tornou especialmente conhecido El Hogar de Cristo ("O Lar de Cristo"). Tratava-se de uma forma de actividade caritativa que previa não só dar uma acomodação aos desabrigados, mas oferecer-lhes também um ambiente semelhante ao da família, onde pudessem experimentar a bondade e o carinho.

Após ter passado a sua existência manifestando o amor de Cristo aos pobres, foi chamado por Ele no dia 18 de Agosto de 1952.

Quinta-feira, dia 18 de Agosto de 2016

Beata Vitória Rasoamanarivo, +1894




Beata Vitória Rasoamanarivo
A beata Vitória Rasoamanarivo nasceu em 1848 em Antananarivo, capital de Madagáscar. Antananarivo, situada no centro da ilha, era a capital do reino do povo Merina. Entre 1828 e 1861, esta área de Madagáscar era governada por Ranavalona I, viúva de Radama I, uma astuta e poderosa rainha. O seu primeiro ministro era Rainiharo, avô da beata Vitória. O irmão dela também foi primeiro ministro por cerca de 30 anos.

Com a idade de 15 anos, Vitória foi batizada na Igreja Católica e casou-se aos 17. Permaneceu católica mesmo quando, sob a influência dos protestantes, os missionários católicos franceses foram expulsos. Vitória reagiu às pressões para se tornar protestante. A partir da sua posição como parente da família real, tornou-se protetora dos católicos. Conseguiu que as escolas e as igrejas católicas permanecessem abertas; deu coragem aos católicos do campo enviando-lhes mensageiros; intercedeu diretamente por eles junto da rainha e do primeiro ministro. Em 1886, os missionários católicos foram autorizados a regressar a uma comunidade de 21000 fiéis que se tinha mantido por causa da beata Vitória.
Ela passava seis a sete horas por dia em oração e realizava obras de caridade pelos pobres e abandonados, pelos prisioneiros e pelos leprosos. Em 1894, morreu com a idade de 46 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário