quinta-feira, 17 de julho de 2014

Johann Tauler


Johann Tauler (Estrasburgo, 1300 – 15 de Junho 1361), também conhecido como Johannes Tauler, Juan Taulero e Iuã Taulero, foi um frade dominicano alemão e um dos grandes místicos do cristianismo.Foi educado no convento dominicano da sua cidade onde teve por mestre, Mestre Eckhart que ali foi professor entre 1312 e 1320, tendo sobre ele exercido enorme influência. De Estraburgo foi posteriormente para Colónia e provavelmente para Paris, regressando mais tarde a Estrasburgo. Em 1324, a sua cidade natal e outras cidades foram colocadas sobre um interdito papal, isto é, impedidas de nelas se praticarem actos religiosos católicos. A lenda afirma que Tauler, nem por isso deixou de continuar a pregar e a celebrar a eucaristia.
Entre 1338 e 1339 Tauler esteve em Basileia, então a sede de uma associação chamada Os amigos de Deus onde teve um estreito relacionamento com os membros dessa pia e mística associação.
A Peste Negra chegou a Estrasburgo em 1348, e, quando a cidade ficou deserta por todos quantos dela conseguiram sair, Tauler menteve-se no seu posto, continuando a realizar os seus sermões e visitas pessoais aos enfermos e cidadãos aterrorizados com tal mortífera praga.
A sua correspondência com cidadãos distintos, especialmente Margarida Ebner, e o seu trabalho apostólico e de pregador, tornaram-no famoso em diversos círculos.
Tauler é famoso pelos seus sermões, considerados entre as obras-primas da literatura de língua alemã, não tão emocionais como as obras de Henrique de Suso, nem tão especulativas como as de Mestre Eckhart, mas intensamente práticas, e abordando todos os lados dos profundos problemas da moral e da vida espiritual.
Os sermões de Tauler foram primeiramente impressos em Leipzig, em 1498 e reimpressos com acrescentos de Eckhart e outros em Basileia (1522) e Colónia (1543) e Lisboa (1551).
Ele é também o autor da forma original do hino "Um barco carregado" (Es kommt ein Schiff geladen)(Hinário luterano Nº2), um hino repleto de imagens místicas e bonitas. O título da música em alemão está muito citado na época antes de Natal (uma busca no internet indica-o mais de 20 mil vezes !), e a música consta de muitos hinários católicos e evangélicos. Em língua portuguesa existe uma composição atual do compositor brasileiro Axel Bergstedt para coral e solistas.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário