sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Azeite da Viúva!

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.  (II Reis 4)


Este texto trata do Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva.
A situação daquela mulher era muito difícil.
Seu marido havia falecido.
Ela se encontrava endividada.
E os credores estavam a sua porta querendo receber o pagamento das dividas.
Como ela não tinha dinheiro,bens,imóveis para pagar as dividas da casa,os credores queriam que seus filhos fossem entregues como escravos, como pagamento de sua dividas.
Os credores queriam levar a única herança que aquela mulher tinha.
A mulher ao se deparar com essa triste situação,vai até ao homem de Deus e relata a ele os seus problemas,as sua dificuldades,as sua angústias.
Vamos aprender com a palavra de Deus,com a experiência desta mulher como nos posicionar diante de uma dificuldade, diante de um problema por pior que seja, há uma solução. Deus não desampara um filho seu. A palavra de Deus nos diz assim:-“Nunca vi um justo desamparado e nem a sua descendência mendigar o pão.Salmo 37:25.
O nosso Deus está no controle de todas as coisas.Tudo está diante dos teus olhos.A palavra de Deus nos diz que :
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; Tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.Eclesiate 3:1.8.


É muito bom viver em tempos bons, em tempo de fartura, em tempo de colheita. É muito bom exaltar a Deus em tempos de benção. Mas em tempos de dificuldade, de provação muitas das vezes não conseguimos enxergar Deus.
A palavra de Deus nos diz que aquela mulher estava em situação dificil. Mas mesmo diante de uma situação difícil ela teve atitudes corretas, qualidades que a fizeram vitoriosa. A primeira qualidade que observamos naquela mulher :

Ela clamou:
Clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
A palavra do Senhor nos diz que devemos “Comunicar com os santos as suas necessidades”... Romanos 12:13.
Ela foi a procura do profeta de Deus. Clamou por ajuda, por socorro, a um homem com a vida santa. Com intimidade com Deus. Com comunhão com Deus. Um homem com a vida santificada.
Por mais que aquele problema não fosse dele. Por mais que ele não tivesse vivendo aquele problema. Como um homem de Deus ele tinha sabedoria, ele tinha compaixão, ele tinha palavra, ele tinha visão, ele tinha unção, ele tinha poder de Deus. Requisitos necessários para Deus operar um milagre.
Mas aquela mulher teve o privilégio de se deparar com um profeta de Deus. Um homem sem corrupção, um amigo intimo do dono de tudo. Aquela mulher era uma mulher de Deus. Tinha discernimento. Foi na pessoa certa. A primeira atitude da viúva foi clamar ao homem de Deus. Expor a ele os seus problemas. Expressar tudo o que estava passando de maneira clara. “Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos”. Eu não sei qual é o problema que te aflige, mas conta pra Deus, Ele quer te ouvir. Seja sincero, rasgue teu coração na presença do Mestre, nossa visão é limitada, restrita.. Deus vê além..  Ele tem o impossível nas mãos!

Sabia ouvir: 
Aquela Mulher parou para ouvir o profeta de Deus:
-“Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.
Se você está passando por provações, já orou, falou com Deus o seu problema...  Creia!  Deus vai te responder. O nosso Deus é Deus vivo! Deus que fala, que usa profetas.  Esperar é uma virtude que devemos ter em nossas vidas.
O Salmista Davi disse no Salmo 40.1: ”Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Precisamos parar, nos aquietar e ouvir a voz do Senhor. Aquela mulher falou o seu problema e parou para ouvir o profeta Elizeu.
-“Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.
  
Tinha obediência:
“Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus.
Veja bem aquela mulher obedeceu tudo quanto o profeta disse. E em tudo quanto ele a havia dito Deus operou.
Querido a palavra de Deus nos diz que toda pessoa obediente prosperará.
Deus é um Deus de promessas. E, nós, como Seus filhos, temos o direito e uma herança em Cristo Jesus para receber todas as promessas contidas em Sua Palavra. Porém, as promessas só se cumprem na vida daqueles que decidem obedecer. A palavra obedecer, na Bíblia, muitas vezes vem expressa em palavras como seguir, ouvir, escutar. Todo obediente prospera, porque ele é um cumpridor, executor. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;”... (Is 1:19). Todas as vezes que obedecemos à Palavra de Deus usufruímos o cumprimento dessas promessas em nossas vidas. Em vários textos da Bíblia, encontramos a chamada de Deus para os Seus filhos: obediência.
Os servos devem obedecer aos seus senhores.“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer.” (Ef 6:5-8) .
Precisamos ter obediência. Obedecer fala de compromisso. Quando decidimos obedecer ao Senhor, cumprimos a sua Palavra e Ele cumpre em nossas vidas todas as suas promessas.
A viúva viu cumprir na sua vida as promessas de Deus porque obedeceu ao homem de Deus.
Recebam essa Palavra Profética e que o Espírito Santo fale mais aos vossos corações...



Beijos queridos, fiquem na paz!



gospeldigitalrd@gmail.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário