terça-feira, 28 de agosto de 2012

DEUS recolhe suas lágrimas (Parte II)



Eu li a história de um homem que perdeu o seu filho num acidente e então, profundamente magoado, foi procurar o pastor da Igreja e disse: eu só tenho uma pergunta para fazer, quando meu filho morreu onde é que Deus estava? Quando meu filho morreu o que Deus estava fazendo? Respeitando a dor do homem o pastor não disse nada, mas no dia seguinte foi procurá-lo e disse: Eu vim responder a sua pergunta, quando o seu filho morreu Deus estava no mesmo lugar em que estava quando o filho dele morreu. Quando seu filho morreu Deus estava fazendo a mesma coisa que estava fazendo quando o filho dele morreu.

Ou seja, sofrimento não é algo que Deus ignore porque o Deus da Bíblia é também o Deus que sofreu, que tem o conhecimento do sofrimento e da dor não por onisciência mas por experiência. Vivenciou o medo, irritou-se, afligiu-se, experimentou a angústia, chorou por sua própria vida, passou por uma ansiedade enorme. Será que Deus não vê a tempestade em que eu estou? Sim, vê. O salmista diz que ele vê e conta as lágrimas, Ele sabe o que é sofrimento e Ele guarda.

Por isso o salmista diz, “recolhe as minhas lágrimas no teu odre”. – Ele vê o nosso sofrimento. Se você está passando por aflição ou por alguma necessidade não deve pensar: Deus me esqueceu, ou Deus Não está vendo, ou Deus não se importa. Porque Deus nos vê, se importa, Deus sabe, ele conta.

No v. 8, do Capítulo 56, que é o nosso texto base diz ainda o Salmista: “acaso não estão anotadas em teu livro?”. – Ele vê, ele guarda, ele anota. Segunda lição: ele vê as lágrimas, ele recolhe as lágrimas, põe num odre, num frasco, põe para recordar, elas estão ali. Cada vez que olha vê aquilo ali. É significativo o que o salmista está dizendo. As lágrimas do fiel têm valor. Não estão no teu livro? Não estão inscritas no teu livro?

Alguns de nós fazemos uma agenda dos nossos grandes eventos. Marcamos alguma coisa que nos aconteceu. Registramos o nascimento de um filho, uma formatura, alguma coisa que nos diz valor e que não queremos esquecer. As minhas lágrimas estão inscritas no teu livro. Tu anotaste. É o que o salmista está dizendo. Ele não ignora.

Tanto é que no salmo 139:16 o salmista faz outra observação: “Os teus olhos viram o meu embrião, todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”.

Ou seja, quando eu ainda estava no ventre da minha mãe, quando era um embrião, um feto, os olhos do Senhor já me viam. A vida não é sem sentido, sem nexo, ela tem um sentido. É por isso que entendemos o que Paulo diz mais tarde: “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. Quando ele está no controle não há absurdos.

De vez em quando ouvimos alguém dizer: “Deus escreve certo por linhas tortas.” – Entretanto para Deus não há linhas tortas, as linhas são sempre retas, mesmo que em um determinado momento alguma coisa não possa ser explicada, Ele viu, Ele sabe, Ele não perdeu o controle e por vezes o que estraga tudo não é problema em si, mas a nossa reação diante do problema.

Não é a crise em si porque elas vêm sobre todos, mas é a maneira como nos posicionamos diante desta crise, esquecemos que Ele vê, que Ele anota, que Ele participa, e quando nos esquecemos que Deus está presente nestes momentos e que Deus conduz estes momentos, participa dele, aí nos desestruturamos.

Ele recolhe e ele guarda, ele não ignora. Por fim, podemos dizer, Ele vê, Ele guarda, Ele enxuga as lágrimas. Porque se só visse e dissesse,olha ele está chorando, isso não adiantaria muito, mas ele enxuga as lágrimas.

No livro do Apocalipse 21:4 encontramos esta expressão: “ELE enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” – E alguém poderá dizer assim: espere um pouco, pulamos de salmos onde ele está narrando um problema agora para o Apocalipse onde ele diz que ele enxugará todas as lágrimas, mas só no céu? Eu vou ficar chorando aqui este tempo todo? Só no céu é que minhas lágrimas serão enxutas? Será que tudo que o evangelho tem para me oferecer é uma esperança do lado de lá, é um par e muletas? Eu gostaria de encontrar um pouco de resposta aqui e agora. 


Aguarde a conclusão na parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário