domingo, 6 de novembro de 2016

Palavras do Senhor

Livro de 2º Macabeus 7,1-2.9-14.
Naqueles dias, foram presos sete irmãos, juntamente com a mãe, e o rei da Síria quis obrigá-los, à força de golpes de azorrague e de nervos de boi, a comer carne de porco proibida pela lei judaica.
Um deles tomou a palavra em nome de todos e falou assim ao rei: «Que pretendes perguntar e saber de nós? Estamos prontos para morrer, antes que violar a lei de nossos pais».
Prestes a soltar o último suspiro, o segundo irmão disse: «Tu, malvado, pretendes arrancar-nos a vida presente, mas o Rei do universo ressuscitar-nos-á para a vida eterna, se morrermos fiéis às suas leis».
Depois deste começaram a torturar o terceiro. Intimado a pôr fora a língua, apresentou-a sem demora e estendeu as mãos resolutamente,
dizendo com nobre coragem: «Do Céu recebi estes membros, e é por causa das suas leis que os desprezo, pois do Céu espero recebê-los de novo».
O próprio rei e quantos o acompanhavam estavam admirados com a força de ânimo do jovem, que não fazia nenhum caso das torturas.
Depois de executado este último, sujeitaram o quarto ao mesmo suplício.
Quando estava para morrer, falou assim: «Vale a pena morrermos às mãos dos homens, quando temos a esperança em Deus de que Ele nos ressuscitará; mas tu, ó rei, não ressuscitarás para a vida».

__________________________________________________

Livro de Salmos 17(16),1.5-6.8.15.
Ouvi, Senhor, uma causa justa,
atendei a minha súplica.
Escutai a minha oração,
feita com sinceridade.

Firmai os meus passos nas vossas veredas,
para que não vacilem os meus pés.
Eu Vos invoco, ó Deus, respondei-me,
ouvi e escutai as minhas palavras.

Guardai-me como a menina dos olhos,
protegei-me à sombra das vossas asas.
Senhor, mereça eu contemplar a vossa face
e, ao despertar, saciar-me com a vossa imagem.


___________________________________________


2ª Carta aos Tessalonicenses 2,16-17.3,1-5.
Irmãos: Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça, eterna consolação e feliz esperança,
confortem os vossos corações e os tornem firmes em toda a espécie de boas obras e palavras.
Entretanto, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e seja glorificada, como acontece no meio de vós.
Orai também, para que sejamos livres dos homens perversos e maus, pois nem todos têm fé.
Mas o Senhor é fiel: Ele vos dará firmeza e vos guardará do Maligno.
Quanto a vós, confiamos inteiramente no Senhor que cumpris e cumprireis o que vos mandamos.
O Senhor dirija os vossos corações, para que amem a Deus e aguardem a Cristo com perseverança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário