segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Lições do Budismo

Pensar de forma positiva mantém os problemas longe e as ações são grandes influências na felicidade. Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade e o mesmo se dá com as ações negativas. Por isso devemos refletir antes de pensar, agir e falar.

“Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho.” (Buda)
Devemos nos preocupar também com as outras pessoas. É preciso olhar para o outro com a certeza de que ele fez algo de bom em sua vida e alegrar-se pela felicidade das pessoas ao nosso redor.


Ninguém é mais merecedor do seu amor do que a sua própria pessoa.
“Pode procurar em todo o universo inteiro por alguém que é mais merecedor de seu amor e carinho do que a sua própria pessoa, e essa pessoa não é para ser encontrada em qualquer lugar. Você, você mesmo, tanto quanto qualquer um em todo o universo, merece o seu amor e carinho. ”
 Conhecer os outros é sabedoria, conhecendo-se a si mesmo é iluminação.
“É melhor para conquistar a si mesmo do que ganhar mil batalhas. Em seguida, a vitória é sua. Ela não pode ser tirado de si, nem por anjos ou por demónios, céu ou inferno. ”
 A espiritualidade não é um luxo, é uma necessidade.
“Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual.”
 Substituir o ciúme com admiração.
“Não seja ciumento de boas qualidades dos outros, mas por admiração, podes adoptar essas qualidades para ti mesmo.”
Olhe para a paz dentro de si mesmo.
“A paz vem de dentro. Não a procures no exterior”.
 Abandonar o apego.
“Para viver uma vida altruísta pura, é preciso não contabilizar nada para nós mesmo, ainda que estejamos no meio da abundância.”
 Escolha seus amigos sabiamente.
“Um amigo desonesto e mau é mais temível que um animal selvagem; uma fera pode ferir o seu corpo, mas um mau amigo irá ferir a sua mente. ”
 Não há um trilho certo para a felicidade.
“Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho.”
 Desista de viver com rótulos ou atribui-los. 
“No céu, não há distinção de leste e oeste; pessoas criam distinções fora das suas próprias mentes e acreditam-nas então para ser verdade “.
 Ame. Viver. Solte.
“No final, essas coisas são mais importantes: Quão bem amou? Quão completo viveu a vida? Quão profundamente deixou ir o que não faz falta? ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário