sábado, 6 de junho de 2015

Livro de Tobias 12,1.5-15.20.


Naqueles dias, Tobit chamou seu filho Tobias e disse-lhe: «Filho, agora deves pagar o salário ao homem que foi contigo e acrescentar alguma gratificação».
Tobias chamou-o e disse-lhe: «Toma como salário metade de todos os bens que trouxemos e vai em paz».
Então Rafael chamou-os à parte e disse-lhes: «Bendizei a Deus e louvai-O diante de todos os seres vivos, pelo bem que vos fez. Glorificai e exaltai o seu nome. Anunciai dignamente as obras de Deus a todos os homens e não vos canseis de O louvar.
É bom guardar o segredo do rei, mas é uma honra manifestar e proclamar as obras de Deus. Praticai o bem e nenhum mal vos atingirá.
É boa a oração com o jejum, é boa a esmola com justiça. É melhor possuir pouco com justiça, do que muito com injustiça. É melhor dar esmola do que acumular muito ouro.
A esmola salva da morte e purifica de todo o pecado. Quem distribui esmola viverá longa vida,
mas quem comete pecados e injustiças é inimigo da própria vida.
Manifestar-vos-ei toda a verdade, sem nada vos ocultar. Já vos disse e repito: é bom guardar o segredo do rei, mas é uma honra manifestar e proclamar as obras de Deus.
Pois bem. Quando oráveis, tu e Sara, eu apresentava o memorial da vossa oração diante da glória do Senhor e o mesmo fazia quando sepultavas os mortos.
E quando te levantaste sem hesitar para ir sepultar aquele morto, então fui enviado para te pôr à prova.
Mas Deus enviou-me também para te curar, a ti e a Sara, tua nora.
Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão ao serviço de Deus, na presença da glória do Senhor.
E agora, bendizei o Senhor sobre a terra e louvai a Deus. Eu vou subir para junto d’Aquele que me enviou».


Nenhum comentário:

Postar um comentário