sexta-feira, 21 de março de 2014

Complexo de inferioridade: livre-se desse mal


 
Há pessoas extrovertidas. Mal chegam nos lugares e chamam a atenção com suas presenças. Nada demais nisso, desde que não haja um excesso nesse comportamento que acabe criando um clima constrangedor para os demais, em prejuízo do trabalho realizado. Isso pode ocorrer em uma igreja, no trabalho, na comunidade, em família e em diversas outras situações.

Contudo, tão problemático como o excesso de presença é a da pessoa levada a uma situação de timidez inexplicável, originada por um complexo de inferioridade. Um certo recato nas ações pode ser uma característica da personalidade da pessoa e não adianta querer a força mudar a forma de comportamento. Desde que isso não cause problemas ao indivíduo, não há nada a ser mudado.

Mas, se levado por um complexo de inferioridade, a pessoa acaba tendo o seu desenvolvimento limitado no mundo do trabalho, em sua missão religiosa (vergonha de levar a Palavra de Deus ao próximo ou uma palavra de conforto a um doente ou necessitado), essa timidez acaba sendo um malefício.

Diante de Deus todos somos iguais. A Bíblia diz que o Senhor não faz acepção de pessoas. Não há para Ele diferença entre ricos e pobres; negros, amarelos ou brancos; status social e grau de inteligência; atributos humanos como beleza, entre outros. Por isso, como Filhos de Deus devemos nos orgulhar de termos sido por Ele criado e não há motivo algum para adotarmos uma atitude de vergonha, timidez e medo diante da vida.

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas
de poder, de amor e de moderação.
                         
                                                                                        II Timóteo, 1:7


Há casos em que o complexo foi formado na infância. Pais ou familiares dizendo permanentemente para a criança que ela é incapaz, que não tem inteligência, que é preguiçosa, que não será nada na vida, etc. São afirmações que vão sendo implantadas na mente do indivíduo e ele se torna adulto certo de que são afirmações verdadeiras e por isso, acaba sendo um fracassado.

Mas, não é isso que Deus tem reservado para cada um. Pelo contrário, Deus é o Deus da liberdade e que consegue transformar as pessoas, fazendo-as realizadoras e felizes. Através de Cristo adquirimos a força que nos faz caminhar com firmeza na vida, mesmo diante dos mais fortes obstáculos.

Com a ajuda de Deus é possível mudarmos nosso temperamento, tornando-nos uma pessoa mais ativa, mais participante e longe de qualquer complexo de inferioridade. "Tudo posso em Deus que me fortalece" e "tudo é possível por meio de Cristo" devem ser ditos a serem repetidos constantemente por aqueles que se sente inferiores diante dos demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário