ORAL ROBERTS
Oral Roberts
Granville Oral Roberts, o mais destacado evangelista do ministério de cura,
nasceu no condado de Pontoc, Oklahoma. Roberts cresceu em miserável pobreza,
filho de um pregador holiness pentecostal. Aos 17 anos de idade, foi diagnosticado
com tuberculose e ficou de cama por mais de cinco meses. Em Julho de 1935,
no ministério do evangelista George W. Moncey, foi curado de tuberculose e
gagueira. Nos dois anos que se seguiram, ele começou a aprender os segredos
da liderança no ministério evangelístico d seu pai. Consagrado pela Igreja
Holiness Pentecostal em 1936, logo se destacou no ministério da denominação.
Entre e 1941 e 1947, serviu em quatro pastorados.
nasceu no condado de Pontoc, Oklahoma. Roberts cresceu em miserável pobreza,
filho de um pregador holiness pentecostal. Aos 17 anos de idade, foi diagnosticado
com tuberculose e ficou de cama por mais de cinco meses. Em Julho de 1935,
no ministério do evangelista George W. Moncey, foi curado de tuberculose e
gagueira. Nos dois anos que se seguiram, ele começou a aprender os segredos
da liderança no ministério evangelístico d seu pai. Consagrado pela Igreja
Holiness Pentecostal em 1936, logo se destacou no ministério da denominação.
Entre e 1941 e 1947, serviu em quatro pastorados.
Em 1947, Roberts iniciou um ministério de cura com sua primeira
campanha local em Enid. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro sobre
o ministério de cura: Se você precisa de cura divina – faça estas coisas
(Vida Nova, 1947). Ele levou a mensagem de cura para as ondas
do rádio, publicou uma revista mensal,Healing Waters [Águas que curam],
e estabeleceu a base de seu ministério em Tulsa, Oklahoma. No ano seguinte,
cruzou os Estados Unidos com a maior tenda portátil já usada na promoção
do evangelho. Sua “catedral de lona” abrigou platéias de mais de 12.500 pessoas.
campanha local em Enid. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro sobre
o ministério de cura: Se você precisa de cura divina – faça estas coisas
(Vida Nova, 1947). Ele levou a mensagem de cura para as ondas
do rádio, publicou uma revista mensal,Healing Waters [Águas que curam],
e estabeleceu a base de seu ministério em Tulsa, Oklahoma. No ano seguinte,
cruzou os Estados Unidos com a maior tenda portátil já usada na promoção
do evangelho. Sua “catedral de lona” abrigou platéias de mais de 12.500 pessoas.
O sucesso de Roberts no ministério de cura levou-o a liderança de
uma geração de dinâmicos simpatizantes do avivamento, que espalharam a
mensagem de cura divina por todo o mundo depois de 1947. Suas cruzadas
ecumênicas foram o instrumento de revitalização do pentecostalismo após
a Segunda Guerra Mundial. Ele também foi influente na formação da
ADHONEP, em 1951, e uma figura proeminente no assentamento dos
alicerces do moderno movimento carismático.
uma geração de dinâmicos simpatizantes do avivamento, que espalharam a
mensagem de cura divina por todo o mundo depois de 1947. Suas cruzadas
ecumênicas foram o instrumento de revitalização do pentecostalismo após
a Segunda Guerra Mundial. Ele também foi influente na formação da
ADHONEP, em 1951, e uma figura proeminente no assentamento dos
alicerces do moderno movimento carismático.
O impacto mais significativo de Roberts sobre o cristianismo
norte-americano ocorreu em 1955, quando ele inaugurou um programa
de televisão semanal que levava suas cruzadas de cura para os lares de
milhões de pessoas que nunca haviam tido acesso à mensagem da
cura divina. Por meio desse programa, a mensagem de cura foi
resgatada d subcultura pentecostal do cristianismo norte-americano
e apresentada ao maior número de espectadores da história. Por volta
de 1980, uma pesquisa do Instituto Gallup que revelou que o nome de
Roberts era conhecido por incríveis 85% do público norte-americano.
O historiador Vinson Synan observa que Roberts era considerado o
pentecostal mais proeminente do mundo.
norte-americano ocorreu em 1955, quando ele inaugurou um programa
de televisão semanal que levava suas cruzadas de cura para os lares de
milhões de pessoas que nunca haviam tido acesso à mensagem da
cura divina. Por meio desse programa, a mensagem de cura foi
resgatada d subcultura pentecostal do cristianismo norte-americano
e apresentada ao maior número de espectadores da história. Por volta
de 1980, uma pesquisa do Instituto Gallup que revelou que o nome de
Roberts era conhecido por incríveis 85% do público norte-americano.
O historiador Vinson Synan observa que Roberts era considerado o
pentecostal mais proeminente do mundo.
Entre 1947 e 1968, Roberts liderou mais de 3 mil cruzadas de
grande porte, orando pessoalmente por milhões de pessoas. Nos meados
de 1950, sua mensagem de cura era anunciada em mais de cinco estações
de rádio, e por quase trinta anos seu programa dominical foi o programa
religioso número um em audiência. Sua revista mensal, renomeada
Abundant Life [Vida Abundante] em 1956, alcançou uma tiragem de
mais de um milhão de exemplares, enquanto sua revista devocional
Daily Blessing [Benção Diária] chegou a ter mais de 250 mil assinantes.
A coluna mensal que Roberts escrevia era publicada em 674 jornais.
Por volta de 1980, havia mais de 15 mulhões de cópias de seus 88 livros
em circulação, e ele recebia mais de 5 milhões de cartas por ano de pessoas
simpatizantes de seu ministério.
grande porte, orando pessoalmente por milhões de pessoas. Nos meados
de 1950, sua mensagem de cura era anunciada em mais de cinco estações
de rádio, e por quase trinta anos seu programa dominical foi o programa
religioso número um em audiência. Sua revista mensal, renomeada
Abundant Life [Vida Abundante] em 1956, alcançou uma tiragem de
mais de um milhão de exemplares, enquanto sua revista devocional
Daily Blessing [Benção Diária] chegou a ter mais de 250 mil assinantes.
A coluna mensal que Roberts escrevia era publicada em 674 jornais.
Por volta de 1980, havia mais de 15 mulhões de cópias de seus 88 livros
em circulação, e ele recebia mais de 5 milhões de cartas por ano de pessoas
simpatizantes de seu ministério.
Uma amostra de sua crescente aceitação pelas principais denominações
é que Roberts foi convidado em 1966 para participar do Congresso Mundial
de Evangelismo, realizado em Berlim por Billy Graham. Ele transferiu
sua filiação religiosa para a Igreja Metodista Unida em 1968 e iniciou uma
ambiciosa ofensiva televisiva em 1969 com programas de variedades no
horário nobre. O sucesso de sua programação no horário nobre foi
memorável, alcançando 64 milhões de telespectadores. Isso levou Edward
Fiske, editor religioso doNew York Times, a declarar que Roberts possuía
mais lealdade pessoal na década de 1970 que qualquer outro ministro nos
Estados Unidos.
é que Roberts foi convidado em 1966 para participar do Congresso Mundial
de Evangelismo, realizado em Berlim por Billy Graham. Ele transferiu
sua filiação religiosa para a Igreja Metodista Unida em 1968 e iniciou uma
ambiciosa ofensiva televisiva em 1969 com programas de variedades no
horário nobre. O sucesso de sua programação no horário nobre foi
memorável, alcançando 64 milhões de telespectadores. Isso levou Edward
Fiske, editor religioso doNew York Times, a declarar que Roberts possuía
mais lealdade pessoal na década de 1970 que qualquer outro ministro nos
Estados Unidos.
Em 1965, Roberts inaugurou uma universidade co-educacional de artes
em Tulsa. Recebendo autorização regional num tempo recorde de seis anos,
a Universidade Oral Roberts atingiu a maioridade quando sete faculdades
foram acrescentadas, entre 1975 e 1978: medicina, enfermagem, odontologia,
direito, comércio, pedagogia e teologia. A universidade de 250 milhões
de dólares, com sua arquitetura ultramoderna e suas dependências, tinha em
média 5 mil alunos matriculados. A Universidade foi dedicada em 1967
por Billy Graham. Ao lado da Universidade, Roberts criou uma casa de repouso
para 450 residentes.
em Tulsa. Recebendo autorização regional num tempo recorde de seis anos,
a Universidade Oral Roberts atingiu a maioridade quando sete faculdades
foram acrescentadas, entre 1975 e 1978: medicina, enfermagem, odontologia,
direito, comércio, pedagogia e teologia. A universidade de 250 milhões
de dólares, com sua arquitetura ultramoderna e suas dependências, tinha em
média 5 mil alunos matriculados. A Universidade foi dedicada em 1967
por Billy Graham. Ao lado da Universidade, Roberts criou uma casa de repouso
para 450 residentes.
O ápice do ministério de Roberts veio com a inauguração, em 1981,
de um complexo hospitalar que recebeu o nome de Cidade da Fé, ao custo
de 250 milhões de dólares. O complexo consistia em um hospital de 30
andares, um centro médico de 60 andares e instituto de pesquisas de 20
andares. A filosofia do complexo era juntar oração com medicina, o
sobrenatural com o natural, no tratamento do indivíduo. Infelizmente, a
Cidade da Fé nunca atraiu o número de pessoas que Roberts esperava. Foi
fechada em 1990.
de um complexo hospitalar que recebeu o nome de Cidade da Fé, ao custo
de 250 milhões de dólares. O complexo consistia em um hospital de 30
andares, um centro médico de 60 andares e instituto de pesquisas de 20
andares. A filosofia do complexo era juntar oração com medicina, o
sobrenatural com o natural, no tratamento do indivíduo. Infelizmente, a
Cidade da Fé nunca atraiu o número de pessoas que Roberts esperava. Foi
fechada em 1990.
Teologicamente, Roberts é um pentecostal clássico, que acredita que
o falar em línguas é normativo para todos os crentes. Sua marca registrada,
entretanto, foi uma mensagem de esperança. A tese de seu ministério é que
Deus é bom e por isso deve curar e fazer o seu povo prosperar.
o falar em línguas é normativo para todos os crentes. Sua marca registrada,
entretanto, foi uma mensagem de esperança. A tese de seu ministério é que
Deus é bom e por isso deve curar e fazer o seu povo prosperar.
Paul Chappel
DICTIONARY OF PENTECOSTAL AND CHARISMATIC MOVEMENTS
[DICIONÁRIO DOS MOVIMENTOS PENTECOSTAL E CARISMÁTICO]
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