sábado, 27 de setembro de 2014

Comentário do dia


A glória do Filho do Homem advém-Lhe da Cruz
A alguns, a glória advém-lhes do saber; para o apóstolo Paulo, o conhecimento supremo é o da cruz: «julguei não dever saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Este, crucificado» (1Cor 2,2). Não será a cruz o cumprimento da lei e da arte de viver bem? A todos os que se vangloriam do seu poder, Paulo responde que tira da cruz um poder sem igual: «a linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam, para nós, é força de Deus» (1Cor 1,18). Advir-vos-á glória da liberdade por vós adquirida? Porque é da cruz que Paulo tira a sua: «o homem velho que havia em nós foi crucificado com Ele, para que fosse destruído o corpo pertencente ao pecado» (Rom 6,6).


A outros, a glória advém-lhes ainda de terem sido eleitos membros ilustres duma agremiação; nós somos convidados pela cruz de Cristo para a assembleia do céu: «[aprouve a Deus] reconciliar todas as coisas, pacificando pelo sangue da sua cruz tanto as que estão na terra como as que estão no céu» (Col 1,20). Alguns, enfim, gloriam-se das insígnias triunfais destinadas aos vencedores; para nós, a cruz é o estandarte triunfal da vitória de Cristo sobre o demónio: «depois de ter despojado os Poderes e as Autoridades, expô-los publicamente em espectáculo, e celebrou o triunfo que na cruz obtivera sobre eles» (Col 2,15). […]

De que pretende antes de mais gloriar-se o apóstolo Paulo? De tudo o que possa uni-lo a Cristo, pois a única coisa que deseja é estar com Cristo.

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, doutor da Igreja
Comentário sobre a Epístola aos Gálatas, 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário