Domingo, dia 19 de Abril de 2015
3º Domingo da Páscoa - Ano B
Festa da Igreja : Terceiro Domingo de Páscoa (semana III do saltério)
Santo do dia : Santo Expedito, mártir, séc. III, S. Leão IX, papa, +1054, Santa Maria da Encarnação, viúva, religiosa, +1613
Domingo, dia 19 de Abril de 2015
Santo Expedito, mártir, séc. III
Santo Expedito
Santo Expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no final do século III. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa.
Quando Santo Expedito estava para se converter, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando CRAS - que em latim significa AMANHÃ - mas este grande santo pisou o corvo, bradando HODIE, que significa HOJE, confirmando assim a sua urgente conversão.
Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada.
Oração ao Poderoso Santo Expedito
o santo das causas urgentes
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
S. Leão IX, papa
Bruno de Eguisheim-Dagsbourg (Alsácia, 1002 - Roma, 1054), coroado papa em 12 de fevereiro de 1049 sob o nome de Leão IX, foi o 153º papa da Igreja católica. Foi principalmente um papa viajante, trabalhando pela paz na Europa.
Leão IX foi um reformador, tendo-se inscrito na reforma gregoriana. Convoca durante seu pontificado 12 Concílios.
Suas principais lutas foram contra:
a taxa eclesiástica (a simonia);
o casamento bem como a concubinagem dos padres (o nicolaismo;
o facto de os bispos serem príncipes do Império;
o afastamento dos valores do cristianismo primitivo
De junho de 1053 a março de 1054 ele foi mantido prisioneiro em Benevento, numa prisão honorável; ele não sobreviveu muito tempo após seu retorno a Roma, onde morreu em 19 de abril de 1054. O dia de São Leão é festejado em 19 de abril, dia do aniversário da sua morte. Seu corpo repousa na basílica de S. Pedro.
Antes de sua morte, Leão IX enviou um legado papal, o Cardeal Humberto de Silva Candida, a Constantinopla, para negociar com o Patriarca Miguel Cerulário (1043-1059), em resposta às suas ações sobre a Igreja no sul da Itália. Humberto rapidamente parou as negociações, e excomungou e depôs o patriarca em nome do papa. Este ato, embora juridicamente inválido devido à morte de Leão IX, foi respondido pelo próprio Patriarca Miguel com uma excomunhão contra Humberto e seus associados, o que é popularmente considerado a separação oficial entre as Igrejas orientais e ocidentais, o chamado Grande Cisma do Oriente.
Santa Maria da Encarnação
Hoje comemoramos Santa Maria da Encarnação, nascida em 1 de Janeiro de 1565, em Paris. Seu nome de baptismo era Bárbara. Casou-se aos 16 anos com Pedro Acário, que era um rico senhor, com quem teve seis filhos. Quando o seu marido foi exilado e seus bens confiscados, ela defendeu-o até provar sua inocência.
Sempre ensinou aos seus filhos o amor à verdade, o respeito aos mais pobres e desvalidos, e a viver de maneira simples, sóbria, modesta e temente a Deus, ensinando o espírito de sacrifício e a força de vontade perante as dificuldades. Com o seu exemplo fez com que os infelizes, os aflitos, os doentes, os encarcerados encontrassem amparo e protecção.
Quando seu esposo morreu no ano de 1613, ingressou na Ordem das Carmelitas, jurando obediência à própria filha, eleita abadessa do convento de Amiens. Morreu no convento carmelita de Pontoise, tendo sofrido seus últimos dias num leito de dor. Morreu no dia 7 de fevereiro do ano de 1618 - era uma quinta feira-santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário