O VASO E O OLEIRO
Em se tratando de profeta que só repetia o que Deus mandava, Jeremias em principio deve ter estranhado essa atitude de Deus. Ora, porque ele não fala aqui mesmo e eu transmito ao povo o que ele quiser, talvez perguntasse Jeremias.
Mas o que Deus queria mostrar ao profeta era algo profundo e que talvez necessitasse de algumas lições praticas no intuito de que Jeremias também compreendesse a mensagem de forma mais profunda. Não está escrito no livro, mas lá na casa do oleiro ele deve ter aprendido como se faz um vaso, ou seja, todo o processo desde a escolha do barro até sua arte final e uso.
Ele deve ter pensado, quem vê um vaso lindo e maravilhoso sendo usado não tem a minima idéia de como ele é feito e que tipo de barro é usado para isso.
Bom, só pra se ter uma idéia, o barro é mal-cheiroso e não é facilmente encontrado, pois necessita ter uma consistência média, pois barro duro demais não serve para ser vaso, nem mole demais, tem que ter o ponto ideal. Esse é o material usado pelo oleiro para dar forma à sua imaginação.
Em relação ao oleiro, é ele quem manuseia o barro, quem o escolhe, quem o separa, quem o modela, quem o faz, quem o quebra, quem o refaz. O vaso em momento algum dá qualquer opinião ao oleiro sobre sua forma ou aspecto, ou como gostaria de ser, assim ou assado.
O oleiro tem toda a autoridade sobre o vaso e faz dele o que quiser!!
Essa era a lição que Jeremias deveria aprender e repassá-la a israel, que era um povo de dura cerviz, difícil, orgulhoso, e que não se deixava moldar. Assim, são muitos em nossos dias, parecidos com esse povo de israel.
Mas Deus não brinca de fazer vasos, ele faz deles o que quer e como fez com muitos em israel, fará tambem no nosso tempo!
Lição bonita e prática que Jeremias aprendeu e nos ensinou.
Molda-nos Senhor, segundo a Tua vontade!
Beijos amados, fiquem na paz e meditem nessa Palavra!!
gospeldigitalrd@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário