domingo, 23 de setembro de 2012

A Bíblia e o respeito aos mais velhos

Queridos amigos,

Um dos Mandamentos das Leis de Deus é o Honrar Pai e Mãe. De certa forma poderíamos ver nele o próprio respeito aos mais velhos. Em nossa sociedade, em algumas situações a experiência e a sabedoria dos mais velhos não está sendo levada em consideração. Assistimos, recentemente, a homenagem feita a um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por força de lei, teve de deixar o cargo devido à idade. Justamente, quando estava na plenitude de sua capacidade intelectual e com grande energia física, proporcional à própria idade, podendo muito contribuir ainda em benefício da sociedade e do país.

Felizmente, há empresas que sabem aproveitar e recrutar para seus cargos profissionais de grande capacidade, que, até há algum tempo acabavam sendo levado ao ostracismo. Aliar a vitalidade dos mais novos com a capacidade e experiência dos mais velhos, normalmente, ocasiona ótimos resultados.

As pessoas mais novas, como ensina a Bíblia devem aprender a respeitar e admirar os mais velhos, procurando ter deles muitas lições importantes para o dia a dia e também em termos profissionais. Isso não significa que, em alguns casos, não seja necessária certa adaptação aos novos dias. Contudo, há coisas que não mudam nunca: ética, dignidade, profissionalismo, amor ao próximo.

Em uma determinada solenidade, uma velha professora universitária estava sendo homenageada. Tinha mais de 80 anos. Um dos jovens de 20 poucos anos, tentanto fazer humor em seu grupo, comentou que pensava que a educadora já tinha morrido ou virado múmia. Muitos riram, outros mostraram-se indignados com a citação de mau gosto. Antes do fim do ano, aquele jovem, no vigor de sua forma física, havia morrido em um desastre de automóvel. A velha professora, ao contrário, viveu por mais vários anos.

Não sabemos o que a vida nos reserva. Muito menos os designios de DEUS. O respeito tanto aos mais velhos, em especial, como a qualquer ser humano deve pautar nossas ações.

A Bíblia nos mostra que Moisés aos 80 anos iniciou a retriada do povo de DEUS do Egito, tendo ficado 40 anos no deserto. "Não se lhe escurecera a vista nem se lhe fugira o vigor". (DT. 34:7)

Josué, general de exército, aos 80 anos aceitou o desafio de comandar o povo de DEUS rumo à Terra Prometida.

E muitos são os exemplos do passado e do presente. O respeito aos mais velhos é uma característica dos cristãos e de todas as pessoas de bem. Pense nisso.

Fiquem na Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário