domingo, 16 de setembro de 2012

Jesus e o surgimento de um novo mundo

Amados,

Muitas vezes, na leitura da Bíblia ou de qualquer outro livro, é preciso se levar em contar sempre a contextualização do texto. Quando Lutero realizou a Reforma Protestante, entre outras questões, levou esta em consideração. Um dos maiores teólogos que a humanidade já teve, Lutero tinha conhecimento que a Bíblia havia sido alvo de muitas traduções e a partir do seu original, muitas palavras, como ocorre atualmente perdem o significado original e com isso, se as pessoas não tiverem um bom embasamento podem ser alvo de manipulações.


E o que Lutero propôs a partir desse fato. Ele disse que ao contrário do ocorrido até então, quando as pessoas apenas ouviam o que lhes era lido, sem uma verdadeira interação com a Bíblia, o teólogo alemão (foi ele que traduziu a Bíblia para o alemão) defendeu a tese de que o próprio fiel deveria ler a Palavra de Deus diretamente da fonte e, independente das nuances do texto ou da modificação do próprio sentido das palavras, o que pesaria é a maneira com que a mensagem divina chegaria aos corações de cada um. Ou seja, o fiel deixaria de ser um elemento passivo para ser alguém participativo, fazendo da Bíblia a base para sua orientação em relação ao que Deus propõe para cada ser humano.

Vemos, por isso, por exemplo, o fato de antes do nascimento de Jesus Cristo, o calendário por parte dos cristãos ser classificado como dos anos ocorridos Antes de Cristo, isto é, a fundação de Roma é registrada como ocorrida 753 a.C. Isso significa que ela surgiu 753 anos antes de Cristo. Mas, de verdade no calendário gregoriano, adotado praticamente por todo mundo Ocidental e pelos países cristãos, o verdadeiro nascimento dfe Jesus é calculado  em torno do ano 4 a.C.

Jesus nasceu, na Palestina, território que foi anexado pelos romanso em 63 a.C. O início da Era Cristã, pelo calendário gregoriano - o nosso calendário - é registrado como 1 d.C (Ano 1 depois de Cristo), dando início à Era Cristã. No ano 70 d.C. os romanos destroem o Templo de Jerusalém e expulsam os judeus da Palestina, originando a diáspora judaica. É mais ou menos nesse período que o judeu fariseu Paulo, depois de se converter, começa a levar o Evangelho (A Boa Nova) para outras regiões fora da Palestina, fundando várias comunidades cristãs.

É importante que conheçamos um pouco da História, fazendo da leitura da Bíblia um instrumento de fortalecimento de nossa fé e também facilitando mais o entendimento das pregações, por ventura, feitas em nossas igrejas ou em outros locais.

Essa nossa história, mostra a importância de Jesus para a humanidade, passando a ser o Marco Zero de nosso novo calendário. O início de uma nova vida marcada pela mensagem do AMOR.

Fiquem na paz e enviem também para nós a sua contribuição. Ela será bem-vinda. É só enviar o seu e-mail para:
                                                         gospeldigitalrd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário