Beato Marcos de Montegallo
Marcos nasceu em 1425 perto de Montegallo (Itália), para onde os seus pais tinham fugido para evitar as guerras civis que açoitavam a sua região de origem. Estudou em Perusia e em Bolonha e doutorou-se em Medicina e Leis. Depois de exercer medicina, tornou-se membro da Ordem Franciscana em Fabriano.
Foi superior no convento de S. Severino, mas cedo começou a sua missão de pregador, guiado por S. Jaime de la Marca. Preocupou-se sobretudo com as guerras civis e com os abusos dos usurários. Para combater a usura criou Montes-Pios em várias cidades.
Morreu no dia 19 de Março de 1496 em Vicenza. Ao lado de S. Bernardino de Sena é considerado um dos grandes pregadores do Evangelho e da penitência.
S. Turíbio de Mogrovejo, bispo, +1606
|
| |
S. Turíbio Mogrovejo
Era advogado e membro destacado do Tribunal da Santa Inquisição, no sul da Espanha. Embora fosse leigo, seu conhecimento teológico e sua piedade fizeram com que fosse nomeado arcebispo de Lima, pelo Papa Gregório XIII. Recebeu as ordens menores, foi ordenado sacerdote e pouco depois recebeu a sagração episcopal. Modelo de pastor e de verdadeiro benfeitor dos índios, durante 25 anos dedicou-se incansavelmente ao apostolado no Peru.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário