quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Levanta-te e anda!



 O começar ou recomeçar deve ser hoje e não amanhã, no próximo dia, mês ou ano. Quando descobrimos que há algo errado em nossa vida, que precisamos dar uma melhor sentido a ela e aos nossos dias devemos providenciar a mudança de imediato e não adiá-la para um futuro indefinido, no qual não temos sequer certeza absoluta que virá.

Cada novo dia é um milagre que não se repete. Deus nos deu a graça divina de poder vivê-lo e cabe a nós fazê-lo de maneira especial. Quando Jesus, em Cafarnaum, disse ao paralítico para que levantasse, pegasse seu leito e andasse não estava apenas agindo em relação a uma realidade física, mas também mental. O Cristo não disse ao homem inválido que ele poderia andar daqui a alguns meses ou ano. Não colocou a esperança em uma vida nova para um futuro distante, mas sim operou o milagre no hoje, no agora.

Nós precisamos também reagirmos em relação ao hoje, ao agora, ao momento presente e não protelarmos a nossa caminhada. Para isso, temos de reunir todas as nossas forças para nos levantarmos, pegarmos a nossa esteira e começarmos a andar. De imediato.

Talvez o paralítico depositasse a a sua fé e esperança em um remédio milagroso ou em uma espécie de lago, no qual acreditava-se que um anjo surgiria de vez em quando agitando suas águas, permitindo que uma pessoa curasse suas enfermidades. Mas o Mestre não apontou para o adiante e sim para o presente ao determinar que o paralítico andasse de imediato. A mudança, desta maneira, não está em algo adiante, mas dentro de nós mesmos.

               "Levanta-te toma teu leito e anda!" (Jo 5,8)


A nossa paralisia, muitas vezes é atribuída a falta de tempo devido a um dia a dia cheio de atribulações. Há a desculpa da dedicação com o trabalho ou com as tarefas domésticas. Uns depositam seu imobilismo diante do excesso de preocupação com os filhos ou parentes. Outros com a falta de dinheiro. Tudo é motivo de desculpa. Mas a mudança só virá quando tivermos a coragem e fé de pegarmos nossa esteira e levantarmos. Para isso, temos de ter confiança total nas palavras do Cristo. Não devemos questionar. O paralítico não parou para pensar ou argumentar com a alegação de que "Senhor eu não posso fazer isso", "Isso é impossível" ou qualquer outro tipo de desculpa. Bastou acreditar para que todo o seu campo mental negativo fosse transformado.

Para andarmos é preciso jogar fora as muletas do passado. Não podemos remoer fatos e coisas que não voltam mais e nem colocarmos as esperanças em um futuro distante, mesmo que ele seja o amanhã. O que importa é o agora. Hoje é o dia da nossa caminhada. E a ordem é apenas uma: "Levanta-te e andas!"

                                            «Por que discorreis sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados, disse ao paralítico: A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.» (Marcos 2:9-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário