sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cuidado com os erros, principalmente os nossos

    Este espaço vem recebendo um grande número de acessos, demonstrando que as mensagens veiculadas têm de alguma forma tocado o coração de muitas pessoas, sendo que diversas, inclusive, residindo fora do país e talvez mais necessitadas pela distância de terem um local no qual encontrem palavras que possam, de alguma forma, ajudar com a solidão de quem vive distante de parentes e amigos e de sua pátria.

Há um alerta, no entanto, a seu feito. Nem tudo o que escrevemos - e isso também serve para outros - é, realmente, o correto. Muitos erros são cometidos. Há erros de enfoque ou mesmo de dosagem dos temas na medida certa.

Isso é importante, pois, é na percepção de cada indivíduo que a verdade acaba sendo revelada. Os erros humanos, por isso servem para que por meio da reflexão e de estudos o correto acabe prevalecendo.

Igrejas, pregadores, padres, pastores, professores e especialistas nem sempre estão certos em todas as suas pregações. Fosse assim Jesus, em sua infinita sabedoria, teria dito: a salvação está na ida frequente à sinagoga ou na leitura assídua das Escrituras. Mas não foi isso o que Ele disse. Em João 8:32 o Mestre disse: Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Não foi dito para que procurássemos uma igreja ou um guru para ser seguido como o verdadeiro dono da verdade e muito menos que nos matriculássemos em cursos especializados de ensinamentos bíblicos e tampouco que investíssemos nossos recursos em DVDs, vídeos e espetáculos de louvores.

Não que as coisas mencionadas não sejam importantes, como relevante é este nosso espaço. Mas de maneira alguma são mais valiosos que a procura da verdade. E, a procura da verdade é um ato individual que deve ser perseguido por todos os que procuram a "água viva", aquela que aplaca todo tipo de sede, conforme João 4;13. 

E o que é a verdade: "Eu sou a verdade o caminho e a vida", disse o Cristo. Mas, tal declaração não significa apenas que cada um de nós proclamemos que cremos em Jesus e em Deus. Amar a Deus é de fato fazer a vontade do Pai e amar ao próximo, mas "se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam." ( Lucas 6:32)

E também em Tiago 2:19 temos: "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem! Os demônios também o crêem, e estremecem. Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil?"

E em Efésios 2:8-9-10 também a advertência: "Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé __ e isto não vem da fé de vós, é dom de Deus __ não das obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Que o Senhor Deus permita que cada leitor consiga o melhor entendimento para seguir a sua Palavra e que nossas mensagens possam contribuir, de alguma forma, para que, nós próprios procuremos melhorar nesse entendimento, afastando-nos dos erros e permitindo que possamos trilhar pelo caminhos das boas obras por meio de Cristo Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário