segunda-feira, 25 de março de 2013

Senhor tem misericórdia de mim pecador!

NÃO ME EXPULSES
DA TUA PRESENÇA

Quando frequentamos uma igreja. Quando fazemos parte de algum grupo de estudo religioso. Quando relizamos trabalhos de caridade junto à comunidade e aos mais pobres. Quando proferimos palestras sobre os mais diversos assuntos bíblicos, muitas vezes somos - sem percerbermos - tomados por uma certa vaidade nos achando superior aos demais.

Aos nos considerarmos "o povo eleito" corremos o risco de sermos levados pela empáfia e pelo orgulho.

Jesus nos chama a atenção para esse tipo de comportamento, quando em Lucas capítulo 18 verso 10-14 diz que "Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, posto em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo o que possuo.


"Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado".


O cobrador de impostos, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele. Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado".

E foi justamente, o cobrador de impostos que se colocou como um pecador em busca de perdão, comportando-se como o salmista (Salmo 51-11) "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário