sábado, 13 de fevereiro de 2016

Santo do dia

Sabado, dia 13 de Fevereiro de 2016

Sábado depois das Cinzas


Santo do dia : Beata Cristina de Espoleto, virgem, secular, +1458, Santa Catarina de Ricci, religiosa, +1590Beato Jordão da Saxónia, presbítero, +1237 



Sabado, dia 13 de Fevereiro de 2016

Santa Catarina de Ricci, religiosa, +1590





Santa Catarina de Ricci
Pertencia à nobre família Ricci, em Itália, onde nasceu em 1522. Quando pequena, Catarina fez uma experiência com irmãs religiosas, mas com o passar do tempo saiu e voltou para casa sem perder a disciplina e o desejo da vida consagrada. Apesar de ter tido muitas oportunidades, Catarina não quis casar-se, preferindo a vida totalmente entregue a Deus num convento Dominicano.
No convento, buscou viver a pura alegria, o sofrimento, a humildade e o desejo profundo de imitar Santa Catarina de Sena. O seu modelo de espiritualidade era pautado por Jesus Crucificado cuja paixão e morte contemplava de tal forma que alcançou a graça de comungar misticamente com os seus sofrimentos.
Os dons místicos de Santa Catarina em nada eram motivo de orgulho e a sua vida comunitária era tão encarnada no carisma que chegou a ser no convento mestra de noviças e depois, por quase quarenta e dois anos, superiora. Mulher santa, equilibrada e de espírito engenhoso, Santa Catarina de Ricci foi amiga de Santos homens e fecunda escritora que recomendava o domínio de si, a luta e a mortificação dos sentidos para se abrir à graça da alegria e da paz. Recomendava a devoção à sagrada paixão e morte de Cristo,bem como a docilidade ao Espírito Santo para se chegar ao total abandono nos braços do Pai e à sua Vontade.

Beato Jordão da Saxónia, presbítero, +1237





Beato Jordão da Saxónia
Jordão de Saxónia nasceu em 1180, dez anos depois de São Domingos, em Burgsberg, hoje actual Alemanha. Era oriundo de uma família nobre e por isso foi enviado para Paris para realizar ali a sua formação académica e universitária.
Era em Paris que se encontrava quando no verão de 1219 passou por ali São Domingos para visitar o recém fundado convento dos frades pregadores, mais tarde conhecido por convento de Saint-Jacques.
Jordão foi escutar a sua pregação e por causa dessa pregação um ano mais tarde estava a tomar o hábito dos dominicanos e pouco depois representava esse mesmo convento de Paris no que foi o primeiro Capítulo Geral da Ordem celebrado em Bolonha.
No ano de 1221 é nomeado Prior Provincial da Lombardia e quando São Domingos morre nesse mesmo ano é eleito Mestre da Ordem, cargo que ocupou durante dezasseis anos.
Jordão de Saxónia morreu num naufrágio no Mediterrâneo oriental, quando regressava de visitar os conventos que entretanto se tinham estabelecido na Terra Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário