terça-feira, 17 de setembro de 2013

O médico que escreveu sobre Jesus

LUCAS: O EVANGELISTA

Eusébio de Cesaréia, nascido em 265 e falecido em 339 ou 340, afirma em sua História Eclesiástica, que Lucas, autor do Terceiro Evangelho, nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã, com base em educação grega.

Seus livros - o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos - o demonstram como escritor de grande cultura e profundo conhecedor do grego clássico. Era também médico, segundo afirma seu mestre, o apóstolo Paulo, na Carta aos colossenses (4,14): "Saudações de Lucas, médico estimadíssimo..."

Lucas abraçou a religião cristã com a pregação dos primeiros missionários em sua terra natal, onde, pela primeira vez, os discípulos foram apelidados de "cristãos" (At 11,19-26).

Em sua segunda viagem apostólica, Paulo encontrou Lucas em Trôade, quando a caminho da Grécia. Foi pelo ano 50. Daí por diante, tornou-se o companheiro inseparável do grande Apóstolo. É neste ponto, em seu segundo livro, que começa a empregar o "nós" (At 16,10). Poucas vezes deixou a companhia de Paulo, e sempre em missões que este lhe confiava. Prisioneiro pela segunda vez em Roma, no ano 66, enquanto aguardava o martírio, o Apóstolo dos Gentios escrevia a Timóteo: "Somente Lucas está comigo" (2Tim 4,11).

Nada se sabe a respeito das missões apostólicas de Lucas, após o martírio de Paulo. Conforme a tradição narrada ao Martirológico Romano, sofreu o martírio na Bitínia. Seu corpo foi levado para Constantinopla e daí para Pádua, na Itália. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário