quinta-feira, 7 de maio de 2015

Santo do dia - 6 de maio

Quarta-feira, dia 06 de Maio de 2015

Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa


Santo do dia : S. Lúcio, confessor, +1250, Santa Benedita (ou Benta), religiosa, séc. VI, Santo André Kim e 102 Companheiros, mártires coreanos, entre 1791 e 1866

Santa Benedita de Roma



Viveu no sexto século e era uma freira de um convento fundado em Roma por Santa Galla. O papa São Gregorio Magno narra na historia que escreveu dela que São Pedro apareceu a Santa Benedita em uma visão para a avisar de sua morte.

Dedicava a sua vida em ajudar os pobres e doentes e certa vez uma de suas companheiras de convento viu um anjo a fazer os afazeres de Santa Benedita porque ela estava fora a cuidar de um doente e suas tarefas não podiam se atrasar.

Quando veio a falecer, uma luz brilhante e um perfume forte de incenso encheram o quarto.

Seu túmulo passou a ser local de romaria e vários milagres são creditados a sua intercessão.

Mais tarde suas relíquias foram trasladadas para a igreja de Santa Maria Maior em Roma.

Sua festa é celebrada no dia 6 de maio.


Santo André Kim



André Kim e os seus 102 companheiros foram canonizados por João Paulo II, durante a sua viagem à Coreia, no dia 6 de Maio de 1984. Nesta ocasião, os coreanos, e com eles toda a Igreja, celebraram o segundo centenário da implantação do cristianismo na Coreia. "No decorrer destes 200 anos, a Igreja Católica na Coreia foi regada pelo sangue dos seus mártires, cristãos de todas as idades e classes sociais: crianças, adultos, homens, mulheres, sacerdotes, leigos, ricos e pobres."
Assim falou João Paulo II, na ocasião: "Observai: mediante esta liturgia de canonização, os bem-aventurados mártires coreanos são inscritos no catálogo dos santos da Igreja católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da vossa Nação, juntamente com numerosos missionários vindos de outras terras. São os vossos antepassados, pela descendência, língua e cultura. Ao mesmo tempo, são os vossos pais e as vossas mães na fé que testemunharam derramando o seu próprio sangue.".








Nenhum comentário:

Postar um comentário