quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Santo do dia

Quarta-feira, dia 16 de Dezembro de 2015

Quarta-feira da 3a semana do Advento


Santo do dia : Santo Eusébio, papa, mártir, +309Santa Adelaide (ou Alice), imperatriz da Alemanha, +999Beata Maria do Anjos, virgem, +1717Santa Albina (ou Branca), mártir, séc. 


Santa Adelaide (ou Alice), imperatriz da Alemanha, +999




Santa Adelaide nasceu em 931 e era filha do rei de Borgonha, Rodolfo II. Quando contava 16 anos, uma década após a morte de seu pai, Santa Adelaide casou-se com o Rei da Itália, Lotário II, que morreu ainda bastante jovem, deixando-a viuva aos 18 anos. Quando isso aconteceu, o seu inimigo, Berengario III, apoderou-se de toda a Lombardia, fazendo Adelaide prisioneira num castelo do lago de Garda, onde a santa sofreu muitas injúrias.
Quando Santa Adelaide se conseguiu libertar, enviou a Otto I, rei da Alemanha, um pedido de ajuda e justiça. Este aceitou seu pedido, além de se apaixonar pela donzela, com a qual se casou no ano de 951.
Otto I reinou por trinta e seis anos e foi sucedido por Otto II, que era casado com uma mulher colérica e caprichosa, Teofânia. Após a morte de Otto II, Teofânia foi quem sucedeu no trono, mas por pouco tempo, pois morreria em 991. Adelaide viu-se então no dever de governar, como regente em nome de Otto III, tendo sido considerada por seu povo uma mulher bondosa e generosa. Santa Adelaide é conhecida por ter sido fundadora de diversas casas religiosas e ter convertido inúmeros infiéis. Morreu no dia 16 de Dezembro de 999, no convento de Seltz, perto de Estrasburgo.


 



Santo Eusébio, papa, mártir, +309




Santo Eusébio
Eusébio foi um papa de origem grega, eleito em 18 de Abril de 309. Foi morto em 17 de Agosto do mesmo ano.
Devido a uma violenta disputa sobre a readmissão dos apóstatas, o imperador Maxêncio desterrou-o e ao seu oponente Heraclio para a Sicilia, onde morreu ao fim de pouco tempo. Seu corpo está sepultado na Catacumba de São Calisto.

Beata Maria do Anjos, virgem, +1717




Beata Maria dos Anjos
Nasceu em Turim, no ano 1661, onde viveu até a sua morte, ocorrida em 1717. Entrou para o Mosteiro das Carmelitas Descalças, em 1675, sendo várias vezes Prioreza. Encarregada da formação das noviças, soube transmitir-lhes o autêntico espírito teresiano. Quase constantemente imersa na noite do espírito, deixou às irmãs inumeráveis exemplos de ardente amor a Deus. Vivia em contínuo estado de oração. Teve singular devoção por São José, fundando em sua honra um convento em Moncalieri.

Santa Albina (ou Branca), mártir, séc. III

Santa Albina (ou Branca)

Jovem palestiniana que na perseguição do Imperador Décio sofreu glorioso martírio.

O Tirano coroado de Roma percorria as regiões do seu vasto império, disposto a extinguir o Cristianismo condenando a morte e a toda sorte de suplícios os cristãos; chegou a Cesárea na Palestina e ali obrigaram um virgem cristã, chamada Albina (Branca) a comparecer diante do imperador, para renegar a fé em Cristo, ou receber a sentença de morte.

A jovem apresentou-se ante o Tribunal com toda a majestosa serenidade e alegria com que os fiéis em Cristo corriam para o martírio e a morte.

Décio ao vê-la tentou seduzi-la para que renunciasse ao Cristianismo. Em vão. Nem promessas, nem ameaças, nada pode vencer a constância e a decidida e firme resolução da Virgem cristã de sempre guardar a virgindade e o amor a Jesus Cristo.

O Imperador indignado mandou que a jovem fosse açoitada cruelmente. Depois prenderam-na em cadeias de ferro e lançaram-na na prisão.

Sofreu outros martírios para que fosse obrigada a renegar a Jesus Cristo e a sacrificar aos ídolos pagãos.

Décio viu ser inútil toda e qualquer ameaça ou martírio por mais horroroso para vencer a constância de Branca. E depois de a ter feito sofrer tanto, ordenou que fosse decapitada.

E o carrasco cortou-lhe a cabeça a machado. O corpo da Virgem e Mártir foi depositado numa barca e lançado ao mar, indo a barca aportar diz o martiologio, em Scauri: "in locum qui dicitur Scauri".

 O seu corpo foi encontrado nas catacumbas e venera-se na igreja das Ursulinas de Miasino (Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário