segunda-feira, 16 de março de 2015

Santo do dia

Segunda-feira, dia 16 de Março


Santo do dia : Santo Abraão, eremita, séc. V, Santa Margarida de Cortona, religiosa, penitente, +1297, Santa Eusébia, abadessa, +680


Santo Abraão, eremita

Abraão de Clermont foi um monge cristão que viveu no século V. Nascido nas margens do rio Eufrates, emigrou para o Egito, fugindo da perseguição persa. Em território egípcio, foi aprisionado por ladrões, mas conseguiu "escapar para o Ocidente e se estabeleceu no Auvergne (França), como eremita". Mais tarde, assumiu a liderança do Mosteiro de Saint-Cirques, nas proximidades de Clermont. Morreu em 477.


Santa Margarida de Cortona

A Santa de hoje é uma grande testemunha de fé e santidade para todos nós. Órfã de mãe, era uma linda jovem que conquistou o coração de um rico homem, com quem viveu por nove anos. Aconteceu que o rico jovem foi assassinado e esse facto foi para Margarida oportunidade para pensar nas futilidades de sua vida. Decidindo-se então a ir para Cortona, Margarida conheceu o sacramento da Reconciliação e repousou nos braços do Pai. A partir da conversão, a vida de Margarida foi uma luta constante para a santidade através dos exercícios de penitência, ao ponto de fazer de uma pedra o seu travesseiro e ter como alimento apenas pão e água. Purificada e liberta do domínio do pecado, Santa Margarida de Cortona entrou no Céu em 1297.





Santa Eusébia

Pertenceu a uma família de muitos santos. Com 8 anos seu pai faleceu e sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus,fundou um convento. Quis ter a sua filha junto dela. Sua avó Gertrudes também foi chamada, e aceitou entrando para o mesmo convento.

A mãe, Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó. Então fez tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. Ela foi para junto de sua mãe, mas às vezes escapava para a comunidade de Hamage - França, onde percebia ser o seu lugar.

Riertrudes repensou, e após ter-se aconselhado com bispos e abades, autorizou a sua filha a ingressar na comunidade de Hamage, para ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.

Eusébia pressentiu que não duraria muito por aqui. Com apenas 23 anos, reuniu suas filhas espirituais, e deu-lhes vários conselhos. Depois, esperou a morte de maneira calma e confiante. Isso no ano de 680.








Nenhum comentário:

Postar um comentário