segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Nós não estamos na escuridão


“Não temais”

não temaisNós estamos em Mateus 28. É “quando já despontava o primeiro dia da semana”. Três dias antes, os líderes religiosos haviam crucificado o Senhor. José de Arimateia colocou Seu corpo em uma tumba e os fariseus selaram a pedra e colocaram guardas ao redor da tumba. E então, “no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana”...


Mateus 28:1-6
“... Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve: E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. E o anjo, respondendo, disse às mulheres: não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.”

O que me impressionou nesta passagem é que o anjo não disse "não temais” para os guardas. Eles estavam aterrorizados. Eles ficaram como homens mortos quando o viram. Aquele que estava morto se levantou e aqueles que estavam de pé, guardando-o, tornaram-se como mortos! Mas o anjo não disse uma palavra para eles. Ele não os encorajou! E essa é a razão por que a palavra “vocês”, “vós”, se torna tão importante, embora esteja perdida na maior parte das traduções (mas ela está presente no texto grego original). Voltando-se à mulher o anjo disse: “Não temais”. “Não olhai para os guardas. Eles estão aterrorizados e é assim que eles devem estar. Mas não você. Você, seguidor de Jesus, buscador de Jesus, não tema. Eu não digo isto para aqueles que guardam uma tumba vazia. Para aqueles que tentar manter o Senhor em um tumba. Estes estão aterrorizados, mas não você. Porque eu sei que você, caro irmão, cara irmã, busca o Senhor e onde quer que Ele esteja, você também estará. “Não temais”! “Não temais, porque eu sei que vós buscai Jesus”.

No mesmo tom o espírito santo nos conta em 1 Tessalonicenses 5:1-10:

1 Tessalonicenses 5:1-10
“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele.”

Tão de repente quanto a ressurreição veio até os guardas, da mesma forma também o dia do Senhor virá. Como um ladrão na noite. “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, ... e de modo nenhum escaparão”. Eles serão aterrorizados e ninguém lhes dirá: “não temais”. Mas novamente, não nós caros irmãos. Porque nós não estamos na escuridão, de forma que o dia nos ultrapassa como um ladrão. Deus sabe quem nós seguimos. Deus sabe quem nós buscamos. Que nós buscamos e esperamos por Jesus. Portanto, não temais! Porque Deus não nos apontou para a ira, mas para obter a salvação através de nosso Salvador Jesus Cristo! Ele está chegando. Nosso Senhor está chegando. Você, seguidor de Jesus, buscador de Jesus, não tema!
Tassos Kioulachoglou

Nenhum comentário:

Postar um comentário