sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Santo do dia

Sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016

Sexta-feira da 1a semana do Tempo Comum


Santo do dia : Beato Luis Variara, presbítero, +1923, Santo Amaro ou Mauro, rel., +584Santo Arnaldo Janssen, presbítero, fundador, +1909S. Paulo, eremita, conf., +342S. Franc. Fernandes de Capillas, presb., m., +1648, S. Plácido, religioso, mártir, +546 


Santo Amaro
Santo Amaro (no Brasil conhecido por São Mauro) é um monge do século VI que desde menino serviu à ordem dos Beneditinos. Foi confiado a São Bento, juntamente com o seu amigo Plácido, que também foi canonizado. Os meninos entraram para o mosteiro de Subiaco para estudarem e aprofundarem a sua fé em Deus. 

Certo dia, São Bento estava a rezar enquanto Amaro se ocupava com as tarefas do mosteiro, e São Bento teve uma visão do menino Plácido, que tinha ido buscar água no riacho, a afogar-se. São Bento então chamou Amaro e avisou que o seu amigo estava a afogar-se e pediu-lhe que corresse até lá e tentasse salvá-lo de qualquer forma. Santo Amaro apressou-se para salvar Plácido, e chegando ao riacho pronto para cumprir a tarefa que lhe havia pedido São Bento, caminhou sobre as águas e retirou de lá o amigo. Este foi seu primeiro milagre. 
Pela sua prova de humildade e paciência, São Bento pediu que fosse a França e abrisse um mosteiro beneditino. O seu nome foi dado à Congregação Beneditina Francesa de Saint Maur, uma das mais importantes instituições católicas pela formação de seus monges. Santo Amaro faleceu no mosteiro francês aos setenta e dois anos, a 15 de janeiro de 567, depois de uma peste que também levou à morte muitos de seus monges.


S. Paulo, Eremita
O primeiro e mais famoso dos eremitas, tornou-se órfão aos 14 anos. Aos 20, durante a perseguição do imperador romano pagão Décio, fugiu para uma gruta no deserto. Milagrosamente um corvo trazia-lhe um pão cada dia.
Quando Santo Antão, considerado o "pai dos monges", tinha noventa anos, Deus revelou-lhe que havia no deserto outro monge mais antigo e mais santo do que ele; e encarregou-o de ir visitá-lo. Antão empreendeu a viagem e depois de várias horas de caminhada logrou encontrar Paulo Eremita. No dia seguinte, após Paulo anunciar que sentia aproximar-se a morte, regressou à sua célula monástica em busca de um manto que o Bispo Atanásio de Alexandria lhe havia dado; Paulo tinha-lho pedido, desejando que servisse de mortalha ao seu corpo. No outro dia de manhã, pegou no manto e saiu a toda a pressa; durante o percurso viu a alma de Paulo a subir ao céu toda resplandecente no meio dos Anjos, dos Apóstolos e dos Profetas. Quando chegou, encontrou-o falecido; envolveu o corpo no manto que trouxera consigo e sepultou-o junto do mesmo local onde vivera. Antão ficou com a túnica de Paulo tecida com folhas de palmeira, e daí em diante, só a usava nas Solenidades de Páscoa e Pentecostes.



 Santo Arnaldo Jansenn
Arnaldo Janssen (Goch5 de novembro de 1837 — 15 de janeiro de 1909) foi um sacerdote alemão, fundador da Sociedade do Verbo Divino, uma ordem religiosa missionária que se faz presente hoje em todos os continentes. Arnaldo Janssen foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1861 na Diocese de Münster. Fundou ainda duas congregações femininas: a Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo(SSpS) e a Congregação das Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (SSpSAP).


S. Francisco Fernandez de Capillas
Nasceu na Espanha e estudou no Convento de Valladolid, onde recebeu, como dominicano, as ordens sacras. Em 1642, foi enviado como missionário para evangelizar as Filipinas e a China
Em virtude de seu exemplo de vida e pobreza evangélicas, a semente da Palavra de Deus foi semeada e produziu abundantes frutos. Desencadeou-se, então, a perseguição movida pelos poderosos de Fogan.
São Francisco Fernandes foi preso e submetido a cruéis torturas, sendo supliciado a seguir até à morte.
Foi canonizado por João Paulo II no dia 1 de Outubro de 2000, como um dos mártires da China.










Nenhum comentário:

Postar um comentário