Nas nascentes da fé
«Vou como peregrino para haurir da antiga sabedoria do vosso povo e beber das nascentes da vossa fé». Afirmou Francisco numa mensagem vídeo dirigida à população da Arménia – em visita de 24 a 26 de junho – e transmitida no país na noite de quarta-feira, 22 de junho.
Para o Pontífice a viagem ao «primeiro país cristão» – que tem início na tarde de sexta-feira com a cerimónia de boas-vindas no aeroporto de Yerevan e o momento de oração na catedral arménia apostólica de Santa Etchmiadzin – é a ocasião para manifestar à comunidade local «admiração e dor»: admiração, porque encontrastes na cruz de Jesus e no vosso engenho a força para vos erguerdes sempre, até de sofrimentos entre os mais terríveis que a humanidade recorda», e «dor, pelas tragédias que os vossos pais viveram na sua carne».
Não é por acaso que um dos gestos mais significativos da visita será precisamente a homenagem às vítimas do Metz Yeghérn, com a oração da manhã de sábado no memorial de Tzitzernakaberd juntamente com Karekin II. E ao catholicos o Papa dirigiu o convite a «dar renovado impulso à nossa senda para a plena unidade», evidenciando assim a dimensão ecuménica de uma viagem que terá entre os seus eventos centrais a missa em Gyumri, a oração pela paz em Yerevan e a divina liturgia dominical em Etchmiadzin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário