domingo, 4 de janeiro de 2015

Santo do Dia


Domingo, dia 04 de Janeiro de 2015

Santa Isabel Ana Seton, rel. fundadora, +1821

image Saber mais sobre os Santos do dia


Santa Isabel Seton
Isabel Ana Beyley nasceu nos Estados Unidos em 1774, filha de um médico e educada na Igreja episcopaliana. Casou aos vinte anos com William Seton, um comerciante, vindo daí o seu apelido "Seton".

A caminho de Itália com o marido e os seus cinco filhos, Isabel Ana perdeu o marido que faleceu na viagem, e tanto ela como os filhos, à chegada de Itália, foram recebidos carinhosamente por uma família italiana. Ora, sendo protestante, ao experimentar tanta caridade, persuadiu-se que devia ser verdadeira a religião que levava os membros dessa família a serem tão bons. Assim, depois de voltar aos Estados Unidos, converteu-se e foi por isso, expulsa da família e despojada de todos os seus bens.

Apesar dos sofrimentos, mesmo sem o compreender, ela cumpriu em tudo a vontade de Deus, e dia-a-dia traça um itinerário que nos leva a um Deus de Amor. Eis o caminho onde Isabel Ana encontrou a paz e o humor alegre que nunca a abandonou.

Mais tarde, em 1812 funda a Congregação das Irmãs da Caridade de S. José, que em 1975, ano da sua canonização, contava com mais de 8000 membros, agrupados em seis institutos em três continentes. Isabel Ana Seton parte para o Paraíso em 4 de Janeiro de 1821, em Baltimore, Maryland.



Beata Ângela de Foligno, viúva, +1390




Beata Ângela de Foligno
Nasceu em 1248, na cidade de Foligno, Úmbria, Itália, de pais ricos e não cristãos.
Casou-se cedo e teve vários filhos. Vivia uma vida mundana e por vezes sacrílega. Depois de uma visão em 1285, converteu-se. Mais tarde, sonhou com São Francisco de Assis e resolveu fazer a mesma peregrinação que ele havia feito. Decidiu, então, abandonar tudo e entrar para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Teve várias experiências místicas, relatadas pelo seu biógrafo, Padre Arnaldo de Foligno. Notável pela sua caridade, visionária, mística, é considerada a primeira escritora mística da história da Igreja.
Uma das passagens mais interessantes da sua vida ocorreu quando ela estava refletindo sobre a Paixão de Cristo e entrou em êxtase, no qual Cristo lhe disse: “Não foi para brincar que te amei”. Segundo ela, Jesus estava referindo-se ao Seu sacrifício na Cruz para nos salvar.
Morreu na mesma cidade em que nasceu, em 4 de janeiro de 1390, e foi enterrada na Igreja de São Francisco de Assis em Foligno, Itália.
Na arte litúrgica da Igreja, ela é representada com Jesus convidando-a para a Sagrada Comunhão.  


cf. www.cademeusanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário