quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sonda-nos Senhor!




1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Sol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim,
20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal.
21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.
Tu me sondas e me conheces…penetras meus pensamentos. Diante de Deus não há segredos, não há pensamentos, não há desejos ou atitudes que ele não prove. 

No original em hebraico a atitude de sondar é uma atitude constante, contínua, ininterrupta, Deus está constantemente passeando no meu ser, conhecendo meu raciocínio, provando minhas emoções, iluminando meus pensamentos. Posso dizer que estou rindo de felicidade, mas Deus sabe quando estou rindo para não chorar. Posso pedir perdão ao meu irmão dizendo que não tive intenção, mas Deus sabe as motivações que me levaram a feri-lo. Deus tem livre acesso às regiões da minha vida onde nem meus melhores amigos podem chegar. O Senhor nos conhece desde o ventre, Tal conhecimento é maravilhoso demais.
O Senhor nos vê, quando no decorrer do dia fazemos coisas simples ou maiores. Ele vê quando nos isolamos em um canto e deixamos as lágrimas rolarem... Ele está conosco! Podemos nos esconder de todos, menos de Deus. Ele nos exorta, nos edifica e nos consola!
Não é apenas conhecimento que Deus tem a nosso respeito, mas cuidado também. Ele nos cerca por todos os lados, nos envolve como um manto, coloca sua mão sobre nós, nos abençoando e suprindo nossas necessidades.
Oh! Senhor em nome de Jesus ajuda-nos a viver sob a luz deste Salmo e a retirar a hipocrisia de nossas vidas, ajuda-nos a lembrar que mesmo no mais profundo do nosso intimo não estamos sós, Tu nos sondas e nos conheces, e sempre estás disposto a iluminar as regiões mais escuras do nosso ser. Faça-nos entender que Tu não ages assim para nos castigar de todo nosso pecado, mas antes, pelo contrário, Tu nos sondas para restaurares em nós a Tua imagem destruída no pecado.
O salmista descobriu que de Deus ele não podia fugir. Como se deu esta descoberta. Será que foi através de algum comunicado que Deus lhe enviou informando da impossibilidade de fuga, ou será que o salmista tentou fugir de todas as maneiras e não conseguiu. Talvez ele tenha se imaginado passeando na Lua, e tendo um momento de privacidade total nas estrelas, mas foi interrompido com a constatação de que os céus são a habitação de Deus e consequentemente Deus também está lá. Então ele decide imaginar como seria se ele tomasse a direção contrária e se vê no mais profundo abismo e descobre que até no inferno ele não pode fugir da presença de Deus. Ele toma uma saída pela tangente e vai para os confins dos mares, de onde só de vê água e céu, céu e água, e descobre que para chegar até lá foi guiado pela mão de Deus. Ele se volta para Deus e pergunta: Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
O problema de Davi, e espero que seja o nosso, é que apesar da nossa inclinação natural para evitar e fugir de quem nos conhece, cedo ou tarde descobriremos que de Deus não se foge e só então a vida cristã começa a fazer algum sentido.
Conhecer a Deus é render-se diante daquele de quem não se esconde. E Deus, que a tudo conhece, respeita e espera esse convite para entrar e iniciar um processo de transformação e libertação em nossa vida.
Quantas vezes tentamos viver a obediência sem um relacionamento com Deus, isso é impossível... Com certeza nossa frustração foi inevitável. Mas andar com Deus, conhecer a Deus e se perceber conhecido por ele ajuda-nos a entender os “motivos” de Deus e a partir desse conhecimento fruto da intimidade a transformação é consequência natural.
Conhecer a Deus ultrapassa a linha do que pode ser ensinado ou aprendido de forma didática. Conhecer a Deus é fruto de intimidade e relacionamento, é ser conhecido por ele, é o único caminho para a mais completa e real experiência transformadora. Ouça a voz do Senhor e siga-o! A verdadeira alegria, o verdadeiro amor te esperam, O Amor incondicional do nosso Deus que nos preenche completamente e nos fazem pessoas felizes!
Sonda-nos Senhor,
Molda-nos,
Transforma nosso ser,
Usa-nos,
Para tua glória!!!
Amém!!!
Fiquem na paz!!

Erlandia Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário