segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Comentário do dia



Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja
Sobre os sacramentos, 1

A quaresma leva ao baptismo

Aproximaste-te, viste a pia baptismal e viste também o bispo perto da pia. E terá certamente surgido na tua alma o mesmo pensamento que se insinuou na de Naaman, o sírio. Pois, embora tenha sido purificado, inicialmente ele duvidara. [...] É possível que alguém tenha dito: «É só isto?» Sim, realmente é só isto; mas ali encontra-se toda a inocência, toda a piedade, toda a graça, toda a santidade. Viste o que conseguiste ver com os olhos do corpo [...]; ora, aquilo que não se vê é muito maior [...], porque aquilo que não se vê é eterno [...]. Haverá coisa mais surpreendente do que a travessia do Mar Vermelho pelos israelitas, para não falarmos agora apenas do baptismo? E, no entanto, todos os que o atravessaram morreram no deserto. Pelo contrário, aquele que atravessa a pia baptismal, isto é, aquele que passa dos bens terrestres para os do céu [...], não morre, mas ressuscita.

Naaman estava leproso. [...] Ao vê-lo chegar, o profeta disse-lhe: «Vai banhar-te no Jordão e ficarás curado.» Ele pôs-se a reflectir e disse para consigo: «É só isto? Vim desde a Síria até à Judeia para ouvir dizerem-me: "Vai banhar-te no Jordão e ficarás curado"? Como se não houvesse rios melhores no meu país!» Os servos diziam-lhe: «Senhor, por que não fazes o que diz o profeta? Experimenta.» Então ele foi até ao Jordão, banhou-se e ficou curado.

Que significa isto? Tu viste a água; ora, nem toda a água cura, mas a água que contém em si a graça de Cristo cura. Há uma diferença entre o elemento e a santificação, entre o acto e a eficácia. O acto realiza-se com água, mas a eficácia vem do Espírito Santo. A água não cura se o Espírito Santo não tiver descido e a tiver consagrado. Quando nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o rito do baptismo, foi ter com João e este disse-Lhe: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens até mim?» (Mt 3,14). [...] Cristo baixou-Se e João, a seu lado, baptizou-O; e eis que, como uma pomba, o Espírito Santo desceu. [...] Por que foi que Cristo Se baixou primeiro e em seguida desceu o Espírito Santo? Porquê? Para que não parecesse que o Senhor tinha necessidade do sacramento da santificação. Pois é Ele que santifica; e é também o Espírito que santifica.

Evangelho segundo S. Lucas 4,24-30.


Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra;
contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia.
Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã».
Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga.
Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo.
Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Lições do Budismo

Pensar de forma positiva mantém os problemas longe e as ações são grandes influências na felicidade. Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade e o mesmo se dá com as ações negativas. Por isso devemos refletir antes de pensar, agir e falar.

“Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho.” (Buda)
Devemos nos preocupar também com as outras pessoas. É preciso olhar para o outro com a certeza de que ele fez algo de bom em sua vida e alegrar-se pela felicidade das pessoas ao nosso redor.


Ninguém é mais merecedor do seu amor do que a sua própria pessoa.
“Pode procurar em todo o universo inteiro por alguém que é mais merecedor de seu amor e carinho do que a sua própria pessoa, e essa pessoa não é para ser encontrada em qualquer lugar. Você, você mesmo, tanto quanto qualquer um em todo o universo, merece o seu amor e carinho. ”
 Conhecer os outros é sabedoria, conhecendo-se a si mesmo é iluminação.
“É melhor para conquistar a si mesmo do que ganhar mil batalhas. Em seguida, a vitória é sua. Ela não pode ser tirado de si, nem por anjos ou por demónios, céu ou inferno. ”
 A espiritualidade não é um luxo, é uma necessidade.
“Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual.”
 Substituir o ciúme com admiração.
“Não seja ciumento de boas qualidades dos outros, mas por admiração, podes adoptar essas qualidades para ti mesmo.”
Olhe para a paz dentro de si mesmo.
“A paz vem de dentro. Não a procures no exterior”.
 Abandonar o apego.
“Para viver uma vida altruísta pura, é preciso não contabilizar nada para nós mesmo, ainda que estejamos no meio da abundância.”
 Escolha seus amigos sabiamente.
“Um amigo desonesto e mau é mais temível que um animal selvagem; uma fera pode ferir o seu corpo, mas um mau amigo irá ferir a sua mente. ”
 Não há um trilho certo para a felicidade.
“Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho.”
 Desista de viver com rótulos ou atribui-los. 
“No céu, não há distinção de leste e oeste; pessoas criam distinções fora das suas próprias mentes e acreditam-nas então para ser verdade “.
 Ame. Viver. Solte.
“No final, essas coisas são mais importantes: Quão bem amou? Quão completo viveu a vida? Quão profundamente deixou ir o que não faz falta? ”

Formação de sacerdotes

Capazes de nos alegrarmos pelo próximo

· Concluído o curso de formação para sacerdotes latino-americanos promovido pela Congregação para o clero ·

Foi contra «a inveja e a auto-referencialidade, duas tentações que se opõem à fraternidade», que o cardeal Beniamino Stella alertou os presbíteros latino-americanos que participaram no curso de atualização promovido em Roma pela Congregação para o clero. Trata-se de sacerdotes com experiência no âmbito da formação presbiteral. A finalidade é promover iniciativas semelhantes nas dioceses e nos países de proveniência.
«Os estudos em Roma — disse o prefeito do dicastério na homilia da missa celebrada a 26 de fevereiro no Pontifício colégio espanhol — não devem ser visto como uma posse ou projeto pessoal que leva a separar a comunidade em que vivemos ou a considerar que ela é só um instrumento em vista da consecução de fins subjetivos. Ai de nós se os irmãos não forem a finalidade para a qual tende a nossa ação, mas de certo modo um nexo para alcançar outros objetivos!». O purpurado insistiu acima de tudo sobre o «espírito de fraternidade», convidando a pedir «ao Senhor para sermos capazes de nos alegrarmos pelo êxito dos outros e de rezar pelo próximo, livres da inveja, sentindo-nos com os irmãos humildes e jubilosos discípulos do único Mestre, evitando de pôr no centro só as nossas pessoas e as nossas pretensões, na disponibilidade ao serviço recíproco».
No curso, que se realizou no mesmo colégio, participaram 30 sacerdotes provenientes da Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O programa, que se prolongou por quatro semanas, abarcou as várias dimensões do ministério sacerdotal e da vida espiritual e pastoral.
- See more at: http://www.osservatoreromano.va/pt/news/capazes-de-nos-alegrarmos-pelo-proximo#sthash.suCrqExn.dpuf

Livro de Salmos 42(41),2-3.43(42),3-4.


Como suspira o veado pelas correntes das águas,
assim minha alma suspira por Vós, Senhor.
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo:
quando irei contemplar a face de Deus?

Enviai a vossa luz e verdade,
sejam elas o meu guia e me conduzam
à vossa montanha santa e ao vosso santuário.
E eu irei ao altar de Deus,

a Deus que é a minha alegria.
Ao som da cítara Vos louvarei, Senhor, meu Deus.

Livro de 2º Reis 5,1-15a.


Naqueles dias, Naamã, general dos exércitos do rei da Síria, era tido em grande consideração e estima pelo seu soberano, porque, por seu intermédio, o Senhor tinha dado a vitória à Síria. Mas este homem, valente guerreiro, estava leproso.
Ora, numa incursão, os sírios tinham levado uma menina da terra de Israel, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
Ela disse à sua senhora: «Se o meu senhor fosse ter com o profeta que vive na Samaria, ele decerto o livraria da lepra».
Naamã foi contar ao soberano o que dissera a jovem da terra de Israel.
O rei da Síria respondeu-lhe: «Vai, que eu escreverei uma carta ao rei de Israel». Naamã pôs-se a caminho, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa;
e entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: «Logo que esta carta te chegar às mãos, ficarás a saber que te envio o meu servo Naamã, para que o livres da sua lepra».
Depois de ter lido a carta, o rei de Israel rasgou as vestes, exclamando: «Serei eu um deus que possa dar a morte e a vida, para este me mandar dizer que livre um homem da sua lepra? Reparai e vede como ele procura um pretexto contra mim».
Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: «Por que motivo rasgaste as tuas vestes? Esse homem venha ter comigo e saberá que existe um profeta em Israel».
Naamã seguiu com os seus cavalos e o seu carro e parou à porta de Eliseu.
Eliseu mandou-lhe dizer por um mensageiro: «Vai banhar-te sete vezes no Jordão e o teu corpo ficará limpo».
Naamã irritou-se e decidiu ir-se embora, dizendo: «Eu pensava que ele mesmo viria ao meu encontro, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, colocaria a mão sobre a parte doente e me livraria da lepra.
Não valem os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, mais do que todas as águas de Israel? Não poderia eu banhar-me neles para ficar limpo?» Deu meia volta e partiu indignado.
Mas os servos aproximaram-se dele e disseram: «Meu pai, se o profeta te tivesse mandado uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais, se ele te diz apenas: ‘Vai banhar-te e ficarás limpo’?»
Naamã desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, como lhe ordenara o homem de Deus. A sua carne tornou-se como a de uma criança e ficou limpo.
Voltou de novo, com todo o seu séquito, à casa do homem de Deus, entrou e apresentou-se, dizendo: «Agora sei que não há Deus em toda a terra, senão em Israel».

Santo do dia

Segunda-feira, dia 29 de Fevereiro de 2016

Segunda-feira da 3ª semana da Quaresma


Santo do dia : S. Gregório de Narek, religioso, +1010 





S. Gregório de NareK
Nasceu entre 945 e 951, passou a maior parte da sua vida no Mosteiro de NareK, onde ensinava e onde morreu, por volta de 1010. Foi teólogo, poeta e filósofo.
Pelo fim da sua vida, este grande místico  escreveu em língua arménia clássica um poema intitulado Livro das Lamentações, obra-prima da poesia arménia medieval. Para o fazer, o mestre tinha ido buscar a língua litúrgica e deu-lhe uma nova forma, remodelada e simplificada. Redigiu também odes a Maria, cânticos e panegíricos. A sua influência marcou os mais importantes poetas da literatura arménia e a sua obra é considerada um dos cumes da literatura universal.