O blog é aberto a todas as pessoas interessadas em colaborarem no sentido da divulgação da Palavra de Deus, de forma não sectária e com respeito a todas as religiões, conforme as leis vigentes no país.
sábado, 3 de outubro de 2015
Santo do dia
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Cristãos ortodoxos
· O patriarca Bartolomeu sobre a salvaguarda da Criação ·
31 de Agosto de 2015
Istambul, 31. «Como cristãos ortodoxos fomos instruídos
pelos padres da Igreja a limitar na medida do
possível as nossas necessidades. Contrastamos
o princípio do consumismo com o princípio da
ascese, limitando as necessidades ao indispensável.
Isto não significa privação mas racionalização do
consumo e condenação ética do desperdício.
“Contentemo-nos pois com ter que comer e com
que nos cobrir” (1 Tm6, 8), como nos exorta o
apóstolo de Cristo».
pelos padres da Igreja a limitar na medida do
possível as nossas necessidades. Contrastamos
o princípio do consumismo com o princípio da
ascese, limitando as necessidades ao indispensável.
Isto não significa privação mas racionalização do
consumo e condenação ética do desperdício.
“Contentemo-nos pois com ter que comer e com
que nos cobrir” (1 Tm6, 8), como nos exorta o
apóstolo de Cristo».

É o convite contido na mensagem do patriarca ecuménico, Bartolomeu, arcebispo de Constantinopla, difundida por ocasião do dia mundial de oração pela salvaguarda da criação. O próprio Cristo – frisou o primaz ortodoxo – «depois da multiplicação dos pães e dos peixes e de ter saciado com eles cinco mil homens, mulheres e crianças, ordenou que fosse
recolhido o que sobejava “para que nada se
perca” (Jo 6, 12). Infelizmente as sociedades
hodiernas abandonam o cumprimento deste
mandamento, dando-se ao desperdício
e ao uso irracional para a satisfação
das percepções vaidosas de prosperidade».
recolhido o que sobejava “para que nada se
perca” (Jo 6, 12). Infelizmente as sociedades
hodiernas abandonam o cumprimento deste
mandamento, dando-se ao desperdício
e ao uso irracional para a satisfação
das percepções vaidosas de prosperidade».
Bartolomeu recordou que o dia 1 de Setembro
de cada ano foi dedicado, por iniciativa do
patriarcado ecuménico («e recentemente
também da Igreja católica romana»), à oração
pela protecção do meio ambiente natural.
Infelizmente «nós, homens, individual ou
colectivamente, muitas vezes nos
comportamos de modo contrário. Abusamos
da natureza de maneira que as mudanças
climáticas e ambientais acontecem
inesperadamente e de forma indesejável».
de cada ano foi dedicado, por iniciativa do
patriarcado ecuménico («e recentemente
também da Igreja católica romana»), à oração
pela protecção do meio ambiente natural.
Infelizmente «nós, homens, individual ou
colectivamente, muitas vezes nos
comportamos de modo contrário. Abusamos
da natureza de maneira que as mudanças
climáticas e ambientais acontecem
inesperadamente e de forma indesejável».
Na mensagem Bartolomeu afirmou que
«nós, homens, somos os destruidores da
criação com a nossa avidez, com o
nosso apego à terra, aos bens
terrenos, que nos esforçamos continuamente
em aumentar, como o “rico insensato” do
Evangelho. Esquecemos o Espírito Santo, no
qual vivemos, nos movemos e existimos».
«nós, homens, somos os destruidores da
criação com a nossa avidez, com o
nosso apego à terra, aos bens
terrenos, que nos esforçamos continuamente
em aumentar, como o “rico insensato” do
Evangelho. Esquecemos o Espírito Santo, no
qual vivemos, nos movemos e existimos».
Os Anjos
Guardai-vos de desprezar algum destes pequeninos. Digo-vos, «os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus». Por estas palavras, Cristo diz-nos aproximadamente o seguinte: Estai atentos, cuidai de não desprezar os homens simples, pobres ou fracos; por mim, tenho-os em grande estima, a tal ponto que, para os guardar de todo o mal, pus ao seu serviço os meus anjos. E que anjos! Não penseis que se pode compará-los a criados que trabalhem na minha cozinha. Não. Eles são semelhantes aos oficiais do meu palácio, pois vêem sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
Ora esses anjos vêem a face de Deus por várias razões. A primeira é que os anjos devem oferecer e apresentar a Deus as boas obras dos homens. Temos disso o testemunho nas palavras de Rafael dirigidas a Tobias: «Apresentei a tua oração ao Senhor» (Tb 12,12). Lê-se também no Apocalipse: «Um anjo veio colocar-se junto do altar com um incensório de ouro e foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse, com orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que se tornou no trono de Deus» (8,13). Salientemos que o altar é o coração do homem verdadeiramente fiel a Deus. Diante desse altar, estão os anjos. O seu incensório representa os sentimentos de júbilo com que recolhem os pensamentos, as orações, as palavras e as acções dos homens, para as oferecerem, abrasadas no fogo da caridade, sobre o altar de ouro que está diante do trono de Deus. E a oferenda ascende em direcção ao Filho que está no seio do Pai. Seria pois bom que tivéssemos sempre algum bem para depositar no incensório dos anjos.
Comentário do dia:
Santo Alberto Magno (c. 1200-1280), dominicano
Sermão para a festa de S. Miguel
Ora esses anjos vêem a face de Deus por várias razões. A primeira é que os anjos devem oferecer e apresentar a Deus as boas obras dos homens. Temos disso o testemunho nas palavras de Rafael dirigidas a Tobias: «Apresentei a tua oração ao Senhor» (Tb 12,12). Lê-se também no Apocalipse: «Um anjo veio colocar-se junto do altar com um incensório de ouro e foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse, com orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que se tornou no trono de Deus» (8,13). Salientemos que o altar é o coração do homem verdadeiramente fiel a Deus. Diante desse altar, estão os anjos. O seu incensório representa os sentimentos de júbilo com que recolhem os pensamentos, as orações, as palavras e as acções dos homens, para as oferecerem, abrasadas no fogo da caridade, sobre o altar de ouro que está diante do trono de Deus. E a oferenda ascende em direcção ao Filho que está no seio do Pai. Seria pois bom que tivéssemos sempre algum bem para depositar no incensório dos anjos.
Comentário do dia:
Santo Alberto Magno (c. 1200-1280), dominicano
Sermão para a festa de S. Miguel
«Quem é o maior no reino dos Céus?».
Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus?».
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.
Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus.
E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim».
Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus.
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.
Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus.
E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim».
Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus.
Nenhum mal lhe acontecerá
Livro de Salmos 91(90),1-2.3-4.5-6.10-11.
Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo
e moras à sombra do Omnipotente,
diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e a minha cidadela;
meu Deus, em Vós confio».
Ele te livrará do laço do caçador
e do flagelo maligno.
Cobrir-te-á com as suas penas,
debaixo das suas asas encontrarás abrigo.
Não temerás o terror da noite,
nem da seta que voa de dia,
nem da peste que alastra nas trevas,
nem do flagelo que mata em pleno dia.
Nenhum mal lhe acontecerá
nem a desgraça se aproximará da sua tenda,
porque Ele mandará os seus anjos
que o guardem em todos os seus caminhos.
e moras à sombra do Omnipotente,
diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e a minha cidadela;
meu Deus, em Vós confio».
Ele te livrará do laço do caçador
e do flagelo maligno.
Cobrir-te-á com as suas penas,
debaixo das suas asas encontrarás abrigo.
Não temerás o terror da noite,
nem da seta que voa de dia,
nem da peste que alastra nas trevas,
nem do flagelo que mata em pleno dia.
Nenhum mal lhe acontecerá
nem a desgraça se aproximará da sua tenda,
porque Ele mandará os seus anjos
que o guardem em todos os seus caminhos.
"Vou enviar um anjo diante de ti..."
Livro de Êxodo 23,20-23.
Eis que diz o Senhor: « Vou enviar um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei.
Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade.
Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários,
pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.
Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade.
Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários,
pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.
Assinar:
Postagens (Atom)



