sábado, 3 de outubro de 2015

Santo do dia

Santa Maria Josefa Rossello, religiosa, +1880




Maria Josefa de Rossello, cujo o nome de baptismo era Benedita (Benedetta), nasceu em Albissola Mariana, Savona, no dia 27 de maio do ano 1811, a quarta filha de um humilde fabricante de vasilhas, aprendeu logo a modelar a argila na oficina paterna, deixando-se ao mesmo tempo modelar pela graça. Tendo trabalhado também numa casa de família, assistindo o senhor Monleone que se encontrava enfermo, onde passou sete anos naquela rica casa, com o coração em Deus. Foi convidada após a morte do patrão pela viúva para permanecer naquela casa não mais como empregada, mas como filha adoptiva, já que o casal não tinha filhos. Como o seu desejo era apenas o de ingressar numa congregação religiosa e consagrar-se a Deus, recusou a proposta.



"Coração para Deus, mãos para o trabalho" , era a exortação que Maria Josefa de Rossello repetia com frequência às Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia. Esse lema foi também o seu programa de vida, que actuou com generosa dedicação a Deus e ao próximo. No dia 10 de agosto de 1837, Benedita e suas companheiras , sub a orientação do Bispo Agostinho de Mari, davam início à fundação do novo instituto em modesta casa alugada chamada Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia. Aos 22 de Outubro do mesmo ano vestiam o hábito religioso e Benedita assumia o nome de Irmã Maria Josefa. Em 1840 a pequena congregação conta com sete irmãs professas e quatro noviças. A Irmã Maria Josefa, eleita superiora, teve de guiar sozinha a congregação, porque no mesmo ano o Bispo de Mari morreu. Conduziu a bom termo várias iniciativas, incluindo a corajosa obra de resgate dos escravos africanos, dando asilo a numerosas meninas de cor; provindas de uma humilhante escravidão. Com sua confiança na Providência, ergueu várias casas (todas dedicadas à Providência ) para aí acolher as meninas pobres. No ano de 1860, abriu o Pequeno Seminário para meninos, filhos de operários pobres, encaminhado-os gratuitamente à carreira eclesiástica.



Santa Maria Josefa Rossello, morreu aos 69 anos no dia 7 de dezembro do ano 1880, na casa-mãe, em Savona. No dia 12 de Junho de 1949, o Papa Pio XII canonizou-a tendo o seu nome sido incluído no catálogo dos santos.

Santo do dia


Beatos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e Mateus Moreira, mártires, +1645




Mártires do Rio Grande do Norte
No dia 16 de julho de 1645, os holandeses que ocupavam o nordeste do Brasil, chegaram a Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde residiam vários colonos ao redor do Engenho, ocupados no plantio da cana-de-açúcar. Era um domingo. Na hora da missa, 69 pessoas se reuniram na capela de Nossa
Senhora das Candeias. A capela foi cercada e invadida por soldados e índios que trucidaram a todos que aí estavam, inclusive o Pároco Pe. André de Soveral que celebrava a missa. Não opuseram resistência aos agressores e entregaram piedosamente suas almas ao Criador.
Aterrorizados com o acontecimento de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos ou se refugiaram em abrigos improvisados. No dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde os aguardavam índios e soldados holandeses armados. Eram cerca de 80 pessoas. Os holandeses, de religião calvinista, trouxeram um pastor protestante para demovê-los de sua fé católica. Todos resistiram a esta tentativa e foram barbaramente sacrificados. Entre eles estava Mateus Moreira que, ao lhe ser arrancado o coração pelas costas, morreu exclamando: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento".

S. Francisco de Borja, presbítero, +1572




Pertencia a uma das famílias mais nobres da Espanha. Era duque de Gandia e exerceu as elevadas funções de vice-rei da Catalunha. Em certa ocasião foi incumbido de acompanhar o transporte do cadáver da imperatriz Isabel, que falecera em Toledo, até Granada, onde seria sepultada. O transporte foi lento e durou 15 dias. No momento de sepultar a imperatriz, o protocolo exigia que fosse aberto o caixão para ser reconhecido o cadáver. Aquela que fora admirada em toda a Cristandade por sua beleza deslumbrante tinha o seu corpo num estado avançado de decomposição. Tocado pela graça a propósito daquela cena chocante, Francisco compreendeu a vaidade de toda a glória mundana, e decidiu que se algum dia enviuvasse, se consagraria inteiramente a Deus. De facto, assim aconteceu: enviuvou aos 40 anos de idade, renunciou a todos os seus títulos e bens e ingressou na Companhia de Jesus como filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, chegando a ser superior geral daquela família religiosa.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cristãos ortodoxos

Como o rico insensato

· O patriarca Bartolomeu sobre a salvaguarda da Criação ·

Istambul, 31. «Como cristãos ortodoxos fomos instruídos
pelos padres da Igreja a limitar na medida do
possível as nossas necessidades. Contrastamos
o princípio do consumismo com o princípio da
ascese, limitando as necessidades ao indispensável.
Isto não significa privação mas racionalização do
consumo e condenação ética do desperdício.
“Contentemo-nos pois com ter que comer e com
que nos cobrir” (1 Tm6, 8), como nos exorta o
apóstolo de Cristo».
É o convite contido na mensagem do patriarca ecuménico, Bartolomeu, arcebispo de Constantinopla, difundida por ocasião do dia mundial de oração pela salvaguarda da criação. O próprio Cristo – frisou o primaz ortodoxo – «depois da multiplicação dos pães e dos peixes e de ter saciado com eles cinco mil homens, mulheres e crianças, ordenou que fosse
recolhido o que sobejava “para que nada se
perca” (Jo 6, 12). Infelizmente as sociedades
hodiernas abandonam o cumprimento deste
mandamento, dando-se ao desperdício
e ao uso irracional para a satisfação
das percepções vaidosas de prosperidade».
Bartolomeu recordou que o dia 1 de Setembro
de cada ano foi dedicado, por iniciativa do
patriarcado ecuménico («e recentemente
também da Igreja católica romana»), à oração
pela protecção do meio ambiente natural.
Infelizmente «nós, homens, individual ou
colectivamente, muitas vezes nos
comportamos de modo contrário. Abusamos
da natureza de maneira que as mudanças
climáticas e ambientais acontecem
inesperadamente e de forma indesejável».
Na mensagem Bartolomeu afirmou que
«nós, homens, somos os destruidores da
criação com a nossa avidez, com o
nosso apego à terra, aos bens
terrenos, que nos esforçamos continuamente
em aumentar, como o “rico insensato” do
Evangelho. Esquecemos o Espírito Santo, no
qual vivemos, nos movemos e existimos».
- See more at: http://www.osservatoreromano.va/pt/news/como-o-rico-insensato#sthash.laWKxBq7.dpuf

Os Anjos


«Os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus.»

Guardai-vos de desprezar algum destes pequeninos. Digo-vos, «os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus». Por estas palavras, Cristo diz-nos aproximadamente o seguinte: Estai atentos, cuidai de não desprezar os homens simples, pobres ou fracos; por mim, tenho-os em grande estima, a tal ponto que, para os guardar de todo o mal, pus ao seu serviço os meus anjos. E que anjos! Não penseis que se pode compará-los a criados que trabalhem na minha cozinha. Não. Eles são semelhantes aos oficiais do meu palácio, pois vêem sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.

Ora esses anjos vêem a face de Deus por várias razões. A primeira é que os anjos devem oferecer e apresentar a Deus as boas obras dos homens. Temos disso o testemunho nas palavras de Rafael dirigidas a Tobias: «Apresentei a tua oração ao Senhor» (Tb 12,12). Lê-se também no Apocalipse: «Um anjo veio colocar-se junto do altar com um incensório de ouro e foram-lhe dados muitos perfumes para que os oferecesse, com orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que se tornou no trono de Deus» (8,13). Salientemos que o altar é o coração do homem verdadeiramente fiel a Deus. Diante desse altar, estão os anjos. O seu incensório representa os sentimentos de júbilo com que recolhem os pensamentos, as orações, as palavras e as acções dos homens, para as oferecerem, abrasadas no fogo da caridade, sobre o altar de ouro que está diante do trono de Deus. E a oferenda ascende em direcção ao Filho que está no seio do Pai. Seria pois bom que tivéssemos sempre algum bem para depositar no incensório dos anjos.

Comentário do dia:

Santo Alberto Magno (c. 1200-1280), dominicano
Sermão para a festa de S. Miguel


«Quem é o maior no reino dos Céus?».

Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus?».
Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus.
Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus.
E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim».
Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus.

Nenhum mal lhe acontecerá

Livro de Salmos 91(90),1-2.3-4.5-6.10-11.
Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo
e moras à sombra do Omnipotente,
diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e a minha cidadela;
meu Deus, em Vós confio».

Ele te livrará do laço do caçador
e do flagelo maligno.
Cobrir-te-á com as suas penas,
debaixo das suas asas encontrarás abrigo.

Não temerás o terror da noite,
nem da seta que voa de dia,
nem da peste que alastra nas trevas,
nem do flagelo que mata em pleno dia.

Nenhum mal lhe acontecerá
nem a desgraça se aproximará da sua tenda,
porque Ele mandará os seus anjos
que o guardem em todos os seus caminhos.

"Vou enviar um anjo diante de ti..."

Livro de Êxodo 23,20-23.
Eis que diz o Senhor: « Vou enviar um anjo diante de ti, para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que Eu preparei.
Mantém-te atento na sua presença e escuta a sua voz. Não lhe causes amargura, porque ele não suportará a vossa transgressão, porque está nele a minha autoridade.
Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu falar, Eu serei inimigo dos teus inimigos e serei adversário dos teus adversários,
pois o meu anjo caminhará diante de ti e te fará entrar na terra do amorreu, do hitita, do perizeu, do cananeu, do heveu e do jebuseu, e Eu exterminá-lo-ei.